2001 - Uma Odisséia no Espaço | 45 anos

Dez curiosidades sobre um dos melhores filmes de todos os tempos

02/04/2013 - 19:30 - Natália Bridi
2001
2001

Há 45 anos chegava aos cinemas uma obra-prima. Da colaboração entre Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke, nascia o épico espacial que se tornaria um marco cinematográfico, considerado um dos melhores e mais influentes longas da história - sendo o #6 na lista da  Sight & Sound dos melhores filmes de todos os tempos.

Parcialmente inspirado no conto A Sentinela de Clarke, 2001 - Uma Odisséia no Espaço trata com apuro científico temas como a evolução humana, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. O pioneirismo e a qualidade dos seus efeitos especiais foram premiados com o Oscar e criaram um novo (e alto) parâmetro para as ficções científicas. Para celebrar o aniversário, separamos dez curiosidades sobre a produção:

1 - Não há diálogo nos primeiros 25 minutos de filme (o silêncio acaba com a voz da comissária de bordo em 25:38) e nem nos últimos 23 minutos (sem contar os créditos finais). Somando essas duas sequências, e outras duas mais curtas, há 88 minutos sem diálogos no filme.

2 -Para as cenas na superfície da Lua, Kubrick mandou importar, lavar e pintar centenas de toneladas de areia.

2001

3 - Originalmente, Kubrick pediu ao maquiador Stuart Freeborn para criar um visual primitivo, mas humano, para os primeiros homens. O problema é que a maquiagem criada exigia que os atores estivessem nus, o que levaria o filme a ganhar uma classificação 18 anos. Kubrick, então, optou pelo visual dos macacos. Com exceção dos filhotes de chipanzé, todos os personagens foram interpretados por humanos, sendo o comediante Ronnie Corbett o modelo usado para a maquiagem criada por Freeborn e sua esposa, Kathleen.

4 - De acordo com produtor e supervisor de efeitos especiais Douglas Trumbull, a quantidade de material filmado superaria em 200 vezes os 160 minutos de filme exibidos na première.

2001

5 - Depois de trabalhar meses, sem sucesso, com a equipe de efeitos especiais para chegar a um efeito verossímil para cena da caneta flutuante, Kubrick decidiu que a melhor forma seria "colar" a caneta a uma lâmina de vidro e suspendê-la na frente da câmera. Ao final da cena, é possível ver a comissária da nave puxar a caneta do vidro.

6 - Segundo Gary Lockwood, Kubrick originalmente concebeu HAL 9000 como Athena e o computador teria a voz de uma mulher. Em seguida, o diretor tentou usar Martin Balsam, mas achou que sua voz tinha muita emoção e um sotaque nova-iorquino. Nigel Davenport também foi testado e considerado "britânico demais". Douglas Rain foi então escolhido pelo diretor-assistente Derek Cracknell e aprovado por Kubrick por ter uma "espécie de sotaque brando do meio do Atlântico" que seria ideal para o papel. Rain gravou sua participação em apenas 9 horas.

7 - Kubrick e Clarke assistiram diversas ficções científica durante a preparação criativa para filme e o próprio Kubrick admitiu a influência dos filmes do produtor George Pal. A Conquista do Espaço (1955), por exemplo, teria influência em diversos pontos da trama.

8 - Segundo Clarke, Kubrick tentou conseguir uma apólice de seguro na Lloyd's of London,  mercado de seguro britânico famoso pelas coberturas incomuns (como segurar a voz de Bruce Springsteen em US$ 6 milhões), caso extraterrestres fossem descobertos antes do lançamento do filme. O astrônomo Carl Sagan chegou a comentar a recusa da Lloyd's: "Em meados da década de 60 não existia nenhuma busca por inteligência extraterrestre e as chances de alguém se deparar acidentalmente com extraterrestres era extremamente pequena. A Lloyd's of London perdeu uma boa aposta".

2001

9 - O monolito originalmente seria um tetraedro preto, porém, o objeto não refletia bem a luz. Kubrick então decidiu usar um cubo transparente, mas a alternativa se provou díficil em função dos reflexos criados pelas luzes do estúdio. Antes da conhecida placa preta também foi testato um monolito retangular de acrílico, mas a opção foi descartada pois não parecia convincente.

10 - O Pink Floyd faria a trilha sonora do filme. Apesar da colaboração não ter acontecido de fato, acredita-se que, seguindo a tradição da ligação entre O Mágico de Oz e Dark Side of the Moon, os mais de 23 minutos de "Echoes", do álbum Meddle, podem ser perfeitamente sincronizados à sequência "Jupiter & Beyond the Infinite" do filme.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Imagens (3)

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - Batman vs Superman - A Origem da Justiça | Zack Snyder publica teaser com cenas do filme

    Batman vs Superman - A Origem da Justiça | Zack Snyder publica teaser com cenas do filme
    Trailer será exibido nos cinemas americanos em 20 de abril
  2. 2 - Batman Vs Superman - A Origem da Justiça ganha seu primeiro trailer
  3. 3 - Star Wars - O Despertar da Força | Assista ao novo trailer
  4. 4 - Vingadores - Era de Ultron pode apresentar novo herói no último minuto!
  5. 5 - Esquadrão Suicida | Veja nova imagem de Jared Leto como o Coringa
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

Batman-vs-Superman-poster.jpg
batman-superman-filme
Tomorrowland-poster-19abr2015_02.jpg
Tomorrowland
Quarteto-Fantastico-poster-19abr2015.jpg
quarteto-fantastico-filme
Deadpool-set-19abr2015_03.jpg
deadpool-filme
Vingadores-Era-de-Ultron-Marvel14.jpg
Vingadores-Era-de-Ultron
IMG_20150417_153026.jpg
star-wars-vii
Jurassic-World-poster-19Abr2015.jpg
Jurassic-World
Star-Wars-Rebels-2a-temporada-poster-foto.jpg
star-wars-rebels
A-Travessia-poster.jpg
the-walk
Poster Naruto.jpg
naruto-the-last
Gotham-13abr2015-14.png
gotham
Star-Wars-Battlefront-17abr2015-8.jpg
star-wars-battlefront
Publicidade