Filmes

Artigo

Festival de Cannes | Comédia investigativa leva fantasia e canibalismo às telas

Elenco europeu estelar encabeçado por Juliette Binoche periga fazer de Ma Loute um blockbuster no Velho Mundo

13.05.2016, às 10H32.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Canibais invadiram a telona do Palais des Festivals de Cannes e sequestraram o sorriso de uma multidão de espectadores durante a projeção de comédia policial francesa Ma Loute, um dos títulos mais esperados da disputa pela Palma de Ouro de 2016, encarado como um potencial blockbuster por reunir a nata dos atores da França no elenco. Juliette Binoche é a estrela maior da trupe comandada pelo cineasta Bruno Dumont numa trama que lembra os quadrinhos de Tintim e os filmes curtos e O Gordo e O Magro, com direito a pessoas levitando e famílias alimentadas a quilos de carne humana.

None

"Ma Loute é uma reflexão sobre a loucura com um toque de magia e humor em busca pelo grotesco, como um grande carnaval", disse Dumont em resposta ao Omelete.

Premiado mundialmente por experiências visuais sofisticadas, mas áridas de serem digeridas como Flandres (2006) e Camille Claudel 1915 (2013), Dumont veio a Cannes de mãos dadas com a leveza, investindo na fabulação ao recriar o cotidiano da Baía Slack, no norte da França, em 1910. Lá vive um rapaz chamado Ma Loute (Brandon Lavieville) cujo jeitão calado encobre seu empenho em ajudar seus pais, afeitos ao canibalismo, a raptar pessoas para serem devoradas em jantares sangrentos. O sumiço de uma série de moradores agita uma família aristocrática (à qual a personagem de Juliette pertence) e mobiliza uma dupla de detetives trapalhões.

"Usei fotografias do início do século XX como referências visuais para buscar a beleza num universo multicolorido e brutal", diz Dumont.

Até o momento, dos concorrentes à Palma já exibidos, o mais bem avaliado pela crítica, até o momento, é I, Daniel Blake, do inglês Ken Loach. Na próxima terça, a Croisette recebe o único longa brasileiro em concurso: Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, cujo pôster foi reproduzido na capa da revista Variety nesta sexta, sinalizando a forte expectativa europeia pela produção pernambucana.

Neste sábado, Cannes vai ser atropelado pelo rolo compressor de O Bom Gigante Amigo, de Steven Spielberg, com a presença do diretor e seu elenco, encabeçado por seu novo ator-fetiche, Mark Rylance, vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Ponte dos Espiões. A projeção do longa proete ser "o" evento deste festival.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.