Filmes

Artigo

Lembra Desse? O Quarteto Fantástico trash de 1994!

Relembramos a mítica produção de Roger Corman que nunca viu a luz do cinema

03.08.2015, às 14H14.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H44

Parece até lenda urbana: uma adaptação para o cinema de um dos mais famosos grupos de super-heróis dos quadrinhos, pelas mãos do nome mais conhecido do cinema B americano, o produtor Roger Corman.Um longa-metragem jamais lançado nos cinemas, para aumentar a aura. Não fossem os caprichos da Internet, dificilmente teríamos acesso hoje ao filme de 1994 que levou o Quarteto Fantástico pela primeira vez para as telas numa produção em live-action.

None

Tentando pegar carona no mega-sucesso de Batman de 1989, que inaugurou a primeira grande onda de adaptações de HQs para o cinema, a Marvel vendeu os direitos sobre a criação de Stan Lee e Jack Kirby para uma produtora alemã chamada Neue Constantine. No entanto, a produtora atrasou o filme e o prazo contratual chegava perigosamente ao fim. Se expirasse, a empresa alemã teria que pagar uma multa de US$ 5 milhões à Marvel, especula-se.

Em desespero, a única solução encontrada pelo estúdio foi filmar em tempo recorde com o auxílio do único nome de Hollywood capaz de peitar a empreitada por um preço mais camarada que a multa: Roger Corman, cultuado produtor com mais de 360 filmes no currículo, incluindo aí clássicos B como Piranha, Galáxia do Terror e A Pequena Loja dos Horrores.

Diz a lenda que a produção torrou cerca de US$ 1,5 milhão em apenas um mês de filmagens. Quase uma eternidade - e uma fortuna - diante de alguns clássicos de Corman, que escalou para dirigir o longa Oley Sassone, mais tarde nome associado a direção de episódios de seriados como She Spies, Xena e Mutant X. Enquanto isso, a Constantine produzia pôsteres, revistas especiais e trailers, dando a estreia como certa.

Foi aí que, num raro momento de consciência, a Marvel vetou o lançamento e mandou destruir as cópias. O que a editora não esperava é que uma delas sobrevivesse e se multiplicasse. O filme tornou-se então uma peça rara de colecionador, circulando no mercado negro das convenções de HQ e posteriormente caindo na web. Não há um consenso sobre tais informações de bastidores, mas essa história parece a mais verossímil dentre tantas que circulam por aí. Conheça na galeria abaixo as principais testemunhas e os melhores piores momentos de Fantastic Four:

Na trama do filme, a cada década passa pela órbita da Terra um cometa radioativo - que os jovens cientistas Reed Richards e Victor Von Doom tentam transformar em uma imensa fonte de energia através de uma invenção conjunta. Mas um erro de cálculo do orgulhoso Victor causa a explosão do aparato e ele é dado como morto. Dez anos depois, Reed constrói uma nave para ir até o tal cometa e tentar repetir o experimento, agora no espaço. Como nos quadrinhos, os tripulantes são Ben Grimm e os irmãos Johnny e Sue Storm.

O único meio de evitar que a nave exploda é utilizar um diamante gigante (!). Porém, o Reed não sabe é que a joia foi substituída pelo "Joalheiro", um dos capangas com cara de duende de Victor Von Doom, agora o senhor do país chamado Latvéria conhecido como Dr. Destino. Sem o diamante, a espaçonave explode e os quatro aparecem milagrosamente de volta à Terra, sãos e salvos, e descobrem seus novos superpoderes.

Claro que depois de ganhar suas novas habilidades, nem todos ficam felizes. Ben, agora o pedregoso Coisa, vaga revoltado pela cidade, assustando involuntariamente as pessoas com sua aparência grotesca. Acolhido pelos párias que vivem nos subterrâneos, ele conhece e se apaixona pela cega Alicia Masters. Mas isso se dá em meio a um acerto de contas entre o Dr. Destino e o Joalheiro, coincidentemente, o líder dos párias. Daí, é lógico que o Quarteto cai nas mãos do bandido, que lhes conta o plano maligno e apresenta sua arma do juízo final só para dar tempo dos heróis se soltarem e salvarem o dia.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.