Filmes

Crítica

As Damas de Ferro 2 - Os Primeiros Anos | Crítica

<i>As Damas de Ferro 2 - Os Primeiros Anos</i>

11.10.2004, às 00H00.
Atualizada em 10.11.2016, ÀS 01H04

As Damas de Ferro 2 - Os Primeiros Anos
Satree Lek 2

Tailêndia, 2002
Comédia - 100 min.

Direção: Yongyooth Thongkonthun
Roteiro: Yongyooth Thongkonthun

Elenco: Anucha Chatkaew, Apichat Vongkavee, Jojo Mioxshi, Peter Miocchi, Promshit Sittichumroenkhun, Sirithana Hongsophol, Sujira Arunpipat, Suraparn Chaopaknam, Suttipong Siticharoengkul, Chaichan Nimpoolsawasdi

Damas de Ferro era o nome de um time de vôlei que apareceu nos anos 90 na Tailândia e ganhou notoriedade no país (além de um filme). A fama inicialmente deu-se pelo fato da equipe ser formada por gays, travestis e transexuais. No entanto, elas acabaram campeãs do torneio nacional do esporte.

As Damas de Ferro 2: os primeiros anos mostra a vida dos integrantes antes da fama e como elas revelaram suas opções sexuais para a sociedade tailandesa. A ação é intercalada com um episódio ocorrido depois dos eventos do primeiro filme, quando um dos integrantes do time original forma uma falsa equipe gay para continuar célebre.

A continuação é demasiadamente afetada. O que já era excessivo no primeiro filme piora ainda mais no segundo. Tudo bem que personagens gays, quando muito avacalhados, tendem a agradar o público e são freqüentemente utilizados como um artifício para gargalhadas fáceis. No entanto, tais situações não procuram criar qualquer elemento de aceitação por parte da sociedade tailandesa. Pelo contrário, são utilizados apenas para vender ao público a idéia de que gays são meros palhaços.

Todas as cenas são ofensivas e desnecessárias, como no primeiro filme. O foco é mesmo em um bando de bichas loucas gritando e pagando mico. O espetáculo de bichice armado é baseado nos mesmos tipos de diálogos já vistos na produção anterior. Se antes elas gritavam por unhas quebradas ou disparavam risadinhas histéricas por causa de lingüiças, agora elas enlouquecem quando presas no elevador em um prédio em chamas. Nesta cena em particular, há pérolas do tipo: "agora que me assumi não vou poder gastar a minha bunda. Ela vai morrer queimada e sem uso!".

Há poucos momentos que se salvam, como a cena que mostra o único jogador heterossexual do time tentando convencer sua esposa que pertencer à equipe não significa gostar de outros homens. Vale ressaltar, porém, que o filme não tem imagens ofensivas e que a censura é livre.

Travestis, drag queens e amantes das piadas do falecido Costinha devem "amar" o filme.

Nota do Crítico
Ruim
As Damas de Ferro 2 - Os Primeiros Anos
Satree lek 2
As Damas de Ferro 2 - Os Primeiros Anos
Satree lek 2

Ano: 2003

País: Tailândia

Classificação: LIVRE

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.