Filmes

Crítica

Asterix e o Domínio dos Deuses | Crítica

Gauleses ganham sua melhor adaptação para os cinemas

09.04.2016, às 14H48.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H27

O maior medo dos gauleses é que o céu caia sobre as suas cabeças. O maior medo dos fãs de Asterix, Obelix e companhia são as adaptações da obra de Albert Uderzo e René Goscinny para outras mídias.

Sucesso enorme nos quadrinhos desde que foram publicados pela primeira vez, em 1959 e ganharam seu primeiro álbum, em 1961, Asterix ganha agora a 13ª adaptação para um longa-metragem, entre animações e filmes com atores - a primeira com 3D estereoscópico. E nenhuma delas era digna de nota - até hoje.

A matéria-prima desta vez é o 17º álbum da dupla, também chamado Asterix e o Domínio dos Deuses, publicado originalmente em 1971. Cansado de ver seus legionários apanharem dos irredutíveis gauleses turbinados pela poção mágica do druida Panoramix, o imperador romano Júlio César tem um novo plano: construir condomínios de luxo ao redor da vila liderada por Abracurcix e, assim, tentar seduzir os gauleses para o estilo de vida romano. 

Esta é a adaptação que melhor transporta o espírito das HQs para as telas. Estão lá, além de todos os personagens principais, o humor inteligente, as piadas recorrentes e também uma bela dose de novidades trazidas pelos diretores Louis Clichy e Alexandre Astier, como as referências a King Kong, O Senhor dos Anéis, entre tantas outras.

A animação criada por computação gráfica também parece trazer um certo frescor ao traço já imortalizado de Uderzo. São mantidos os grandes narizes e os corpos arredondados, e os pixels tratam de dar ainda mais volume ao mundo criado pelos dois quadrinistas franceses.

É bom ver que mesmo com o javali cada vez mais raro e no meio de tanta modernidade os gauleses resistem fortes aos romanos. E aqui estamos falando tanto no filme como também, metaforicamente, da concorrência quase desleal de gigantes como Disney/Pixar, DreamWorks e Blue-Sky. São mesmo bravos estes guerreiros.  

Nota do Crítico
Ótimo

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.