Filmes

Crítica

Metallica: Through the Never | Crítica

Filme em 3D mistura show e ficção com resultado regular

09.09.2013, às 18H01.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Metallica: Through the Never (2013) tem uma ideia interessante. O filme do húngaro Nimród Antal mistura o registro de um show da banda de Los Angeles com uma história de ficção.

No fiapo de trama, um roadie misterioso (Dane DeHaan) é chamado à ação em meio ao concerto para enfrentar algo apocalíptico está acontecendo no centro da cidade - e que pode ter a ver com a presença da banda.

metallica

None

metallica

None

Lamentavelmente, a ideia não funciona. O videoclíptico curta-metragem seria até que interessante por si só, mas é demasiadamente mal costurado no espetáculo. A primeira hora inteira é simplesmente entediante, já que nada acrescenta à parte musical. Há segmentos que duram apenas segundos, já cortando de volta ao show, sem qualquer retenção. Os últimos 30 segundos melhoram um pouco, mas o estrago já estava feito.

A fusão de ficção e apresentação ao vivo é simplesmente terrível. Ignore o filmeco, porém, e você terá uma experiência incrível na parte musical. Filmado em 3D e convertido para o formatão do IMAX, Metallica: Through the Never é um registro como poucas vezes o metal teve no cinema.

James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Robert Trujillo são apresentados de maneira meio caricata, mas logo que sobem ao palco tudo muda. Trata-se de um show que, se não tem a banda em seu auge (algumas das versões sofreram um pouco com o tempo), mostra que eles podem estar bem mais velhos, mas ainda têm a mesma energia dos tempos de Ride the Lightning, Master of Puppets, ...And Justice for All e Kill 'Em All.

Como um "Best Of", uma celebração da música do grupo, orquestrada em um palco mutante - em que cada canção ganha ambientação própria -, Metallica: Through the Never é fantástico. Empolga, faz acompanhar o ritmo com o pé no cinema, arriscar-se numa "air batera" e certamente vai fazer os fãs cantarem junto (na sessão de impresa todo mundo se segurou). Pena que tenha esse lamentável curta-metragem entre uma música e outra pra atrapalhar o que interessa.

Acompanhe as críticas do Festival do Rio 2013

Nota do Crítico
Bom

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.