Filmes

Crítica

The Host | Crítica

The host - Festival do Rio 2006

09.10.2006, às 00H00.
Atualizada em 16.11.2016, ÀS 05H09
The host
Gwoemul

Coréia do Sul, 2006
Terror - 119 min
Direção: Bong Joon-Ho
Roteiro: Chul-hyun Baek, Joon-ho Bong
Won-jun Ha

Elenco: Song Kang-Ho, Byeon Hee-Bong, Bae Du-Na, Park Hae-II, Ko Ah-Seung, Lee Jae-Eung

Quem acha que o cinema oriental se resume às escolas japonesas e chinesas (principalmente Hong Kong) está enganado. A Coréia do Sul vem caminhando a passos largos desde 1990 para se estabelecer como um dos pólos mais fortes da sétima arte. Tudo bem que a sua influência é menor do que as outras escolas citadas acima e seu apelo é ainda regional. Mas isso vem sendo revertido ao longo dos últimos anos. Prova disso foi o recente sucesso de Oldboy, de Chan Wook-Park. Agora, mais um projeto se junta à lista. The Host (2006) é o mais novo trabalho do jovem Bong Joon-Ho, um nome a se prestar atenção. O filme se tornou a produção mais lucrativa na Coréia do Sul, foi ovacionado em diversos festivais e promete fazer uma ótima carreira internacional.

A trama começa com dois cientistas em um laboratório de uma base militar dos Estados Unidos na Coréia do Sul. Um deles, o norte-americano, ordena ao seu subalterno que despeje uma substância tóxica que irá escoar até o rio Han. Obviamente, o tal líquido irá gerar um mutante, um poderoso monstro que irá aterrorizar as pessoas que usam o rio como local de diversão. Com esse início, fica a impressão de mais uma produção repetitiva com os mesmos temas e situações. Que nada! Ao longo do filme, Bong Joon-Ho revitaliza o tema. Ele cria elementos de curiosidade e suspense, que prendem o espectador em sua narrativa.

Perto do rio mora uma família que tem um quiosque de alimentação. Nele reside um pai idoso (Hie-bong Byeon), seu filho meio abobalhado (Kang-ho Song) e sua neta (Ah-sung Ko). Fazem parte da família o desempregado Nam-il (Hae-il Park) e a competidora de torneios de arco de flecha Nam-ju (Du-na Bae). Um belo dia de sol o monstro resolve aparecer. O ataque é fenomenal e mortífero. No final, a pequena menina é levada pelo monstro. Ela é dada como morta, mas a família resolve se unir e partir em seu resgate. Ao mesmo tempo, o governo resolve isolar a área do rio. Eles acreditam que o monstro é resultado de um vírus. Eles colocam, então, todos que tiveram contato com ele em quarentena. E se preparam para despejar um gás laranja perto do rio para tentar matá-lo.

The Host é um filme de gênero. E dos bons. Tem todos os elementos característicos do estilo, além de ser uma história universal, mesmo sendo encenada na Coréia do Sul. Uma produção marcada por um humor irônico, que surge nas situações mais estapafúrdias possíveis. Um humor satírico, quase que absurdo. O interessante é que o tom de comédia não desvia a sua atenção. Ele é inserido para relaxar o público nos momentos mais tensos.

Ao mesmo tempo, é também uma aventura dramática embasada com um forte comentário sócio-político. Bong Joon-Ho, junto com os co-roteiristas Baek Cheol-Hyeon e Hah Joon-Won, aproveitou um incidente real que aconteceu em 2000 na Coréia do Sul, para construir sua história. E o tema aqui não são só os perigos da poluição, mas a desconfiança em relação ao governo e suas costumeiras mentiras em situações como estas. O filme ainda denuncia o uso descabido de armas nessas situações. Convenhamos, espalhar um gás mortal para matar o monstro em uma área pública não é uma solução das mais inteligentes. E nessa crítica, nem os Estados Unidos escapam.

Os efeitos especiais são ótimos. Deixariam Peter Jackson orgulhoso. No primeiro ataque do monstro, Bong Joon-Ho contrasta humor e morte na medida certa. Inteligentemente ele cria uma empatia entre os personagens e o público. E conforme a trama vai se desenvolvendo, passamos a torcer para que Kang-du encontre a sua filha. A produção traz novidade para o gênero da mesma forma que Memórias de um Assassinato, outro filme do cineasta que está sendo lançado em DVD. Definitivamente, Bong Joon-Ho é um nome a se guardar na memória.

Nota do Crítico
Ótimo
A Hospedeira
The Host
A Hospedeira
The Host

Ano: 2013

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 125 min

Direção: Andrew Niccol

Elenco: Saoirse Ronan, Diane Kruger, Jake Abel, William Hurt, Frances Fisher, Max Irons, Chandler Canterbury, Boyd Holbrook, Stephen Rider, Emily Browning, Rachel Roberts, Shyaam Karra, Brent Wendell Williams, Jhil McEntyre, Jalen Coleman, Jaylen Moore, Stephen Conroy, Michael L. Parker, Phil Austin, Marcus Lyle Brown, J.D. Evermore, John Wilmot, Evan Cleaver, Mustafa Harris, Scott Lawrence, Shawn Carter Peterson, Raeden Greer, Tatanka Means, Erika Schultz, David House, Ruby Lou Smith, Andrea Frankle, Yohance Myles, Alex Russell, Bokeem Woodbine

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.