Filmes

Crítica

As Panteras | Crítica

As Panteras: Um lixo

05.12.2000, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H44


Antes, quando eu não gostava de um filme de entretenimento, achava que minhas expectativas é que estavam erradas. Pois bem, As Panteras acaba de jogar por terra todas as minhas teorias. Eu fui ao cinema com completa isenção de espírito. Esperava que fosse um filme com roteiro fraco e cheio buracos, com muitas cenas de ação copiadas de Matrix, repleto de piadinhas e gracinhas e bastante divertido, ou seja, tudo o que o filme realmente é. Dito e feito. Pelo preço, tive tudo que mencionei acima... menos a parte do divertimento.

No meio da sessão eu me pego dizendo pra mim mesmo "QUE LIXO!!!!!!!".

Ok, alguém poderia argumentar que é só um filme escapista, ao qual devemos assistir no piloto automático com o senso crítico bem guardadinho em casa. Juro que tentei, mas simplesmente não deu pra engolir.

Para começo de conversa, houve não houve o menor vislumbre originalidade. Tudo nesse filme é "inspirado" em algum outro. Não há uma nesga de criatividade, nem na concepção das cenas de ação – que deveriam ser o forte da trama – nem na maneira como foram dirigidas. Tudo é xerox do que já se viu.

A tentativa de realizar humor debilóide falhou fragorosamente. O filme é uma sucessão de "gags" sem a graça ou nexo, com um texto medíocre. A inteligência nas piadas é mais rarefeita do que o ar nos Himalaias. Pelo visto, só o diretor ri... e da cara dos palhaços que adquiriram o ingresso (inclusive este que lhes escreve).

A fala de uma das personagens na seqüência inicial – “mais um filme de séries antigas", parece menos uma tirada esperta e mais um desdém. Afinal, qual a razão plausível para uma personagem tão nula quando o tal Chad&qt& Alguém achou aquilo engraçado&qt& Veja O Pentelho, O Máskara, O Mentiroso para se saber como se faz humor debilóide de primeira. Sátira à série de TV&qt& Papo-furado! Pânico dá uma aula sobre ironia a clichês.

As interpretações foram um show de mediocridade. Também pudera... com um texto daqueles. As protagonistas agem como se fossem uma só pessoa. Dava para trocar as falas que ninguém notaria diferença. As Panteras parecem fugitivas do manicômio. Imbecilizadas e sexualizadas ao extremo, as três jamais recorrem à inteligência para resolver qualquer situação.

A história não poderia ser mais batida e previsível. Para cunhar os chavões dos chavões, a trama é mais velha do que andar para frente, bem nos moldes de Missão: Impossível (o primeiro). O roteiro telegrafa tudo antecipadamente. Dá para se ver a quilômetros as reviravoltas.

Por fim, a inverossimilhança joga a pá de cal. As situações são tão bizarras, que mais parecem extraídas daqueles desenhos animados histéricos como Ren & Stymp ou Tiny Toon. E não me refiro às cenas de ação. Era de se esperar que fossem exageradas, mas seria demais pedir um pingo de plausibilidade na seqüência da invasão do cofre&qt&

Eu me pergunto, afinal, quais os méritos desse filme para ele ter arrecadado mais de 100 milhões de dólares de bilheteria em apenas três semanas de exibição. Afinal nem Cameron Diaz, nem Lucy Liu, nem Drew Barrymore aparecem peladas. Que outro atrativo a película poderia ter&qt&

De qualquer forma, só posso dizer que, se são lixos como esse que o cinema de entretenimento americano tem a oferecer agora, vou começar a freqüentar as salas de exibição trajando escafandro e pé-de-pato. É preciso entrar no espírito.

 

Nota do Crítico
Ruim
As Panteras
Charlie´s Angels
As Panteras
Charlie´s Angels

Ano: 2000

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 98 min

Direção: McG

Elenco: Cameron Diaz, Lucy Liu, Drew Barrymore, Bill Murray, John Forsythe, Sam Rockwell, Kelly Lynch, Tim Curry, Luke Wilson, Crispin Glover, Matt LeBlanc, Tom Green, LL Cool J, Sean Whalen, Melissa McCarthy, Jerry Trimble

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.