Bobby

Filme-mosaico à moda Altman acompanha os coadjuvantes da morte de Robert Kennedy

26/07/2007 - 17:00 - Marcelo Forlani

Normalmente, os filmes têm um ou dois personagens principais e alguns coadjuvantes orbitando pela trama. Mas existem os cineastas que não se prendem às regras e vão além para contar suas histórias.

Era este o caso do mestre Robert Altman, falecido no ano passado, que criava filmes cheios de personagens, todos eles riquíssimos. Guardadas as devidas proporções, é assim Bobby (2006), de Emilio Esteves. Apesar de ter o irmão mais novo de John F. Kennedy no título, a história é centrada nas outras pessoas que estavam no Ambassador Hotel no dia em que Robert Kennedy, então candidato à presidência dos EUA, foi baleado.

Ao todo, são 23 personagens que entram e saem de cena e todos eles com tempo suficiente para mostrar sua raison d'être, e o seu papel naquele microcosmo desenhado pelo diretor e roteirista Esteves. Estão lá os jovens sonhadores que se voluntariaram para ajudar na campanha, a garçonete que vem do interior com o sonho de ser atriz em Hollywood, o hippie, o jovem que se casa para fugir do Vietnã, os negros, os latinos, os trabalhadores da classe média, a alta sociedade.

Ajuda bastante o fato do diretor contar com ótimos atores, que enchem o pôster do filme e também a telona. Para não ficar exaltando as já conhecidas qualidades de atores como Anthony Hopkins e William H. Macy, destaco o trabalho de Joshua Jackson (finalmente deixando para trás o "fantasma" de Dawson's Creek). Estão igualmente irreconhecíveis Sharon Stone e Demi Moore, respectivamente como a cabelereira do hotel e a cantora alcóolatra em decadência.

Robert F. Kennedy também aparece, claro, mas apenas em imagens recuperadas de arquivo. São mostrados ali discursos e reportagens em que ele aparece ao lado do povo estadunidense. Não os nova-iorquinos e californianos saudáveis, mas sim os pobres que não tinham a atenção do governo da época e por isso idolatravam o jovem senador. E é aí que está a grande "sacada" do filme, os paralelos com os dias atuais.

Bobby, que havia perdido os dois irmãos mais velhos, carregava a bandeira da coexistência pacífica, da integração entre raças não apenas para o seu país, mas para um mundo melhor. Enquanto seu compatriota George W. Bush demora para mostrar a cara em uma Nova Orleans destruída pelo Katrina o então candidato a presidência visitava o delta do Mississipi para ver de perto a miséria que teria de combater. Isso sem falar na óbvia comparação entre os soldados que nos anos 60 iam para o Vietnã e hoje são mandados para o Iraque.

Dizem que a bala que atingiu Bobby matou também a esperança de um mundo melhor. Mas o mundo não pode depender de apenas uma pessoa. Cabe a nós fazermos as nossas partes. Emílio Esteves está fazendo a dele... e muito bem feita!

Veja também:
Bobby
Bobby
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - O Exterminador do Futuro: Gênesis | Assista ao trailer do Super Bowl

    O Exterminador do Futuro: Gênesis | Assista ao trailer do Super Bowl
    T-1000 no fogo e o Schwarzenegger torpedo
  2. 2 - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
  3. 3 - Angelica | Jena Malone é assombrada por espíritos no primeiro trailer do terror
  4. 4 - Vingadores: Era de Ultron ganha seu primeiro comercial
  5. 5 - Star Wars | Rooney Mara, Kate Mara e Tatiana Maslany fazem teste para o filme derivado [ATUALIZADO]
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

V0wlDU9.jpg
Vingadores: Era de Ultron
PosterCinema EntreAbelhas.jpg
entre-abelhas
Kingsman poster 26nov2014 04
the-secret-service
Run All Night 07jan2015 03
run-all-night
Poster O Duplo2_Alta.jpg
o-duplo
Star Wars VII Tie Fighter arte conceitual 2Jan2015
star-wars-vii
Game-of-Thrones-S05-set.jpg
game-of-thrones
Jurassic-World-29jan2015-04.jpg
jurassic-park-4
Agents of SHIELD Adrianne Palicki como Harpia
agents-of-shield
Louis-Drax-01.jpg
The-9th-Life-of-Louis-Drax
Foo-Fighters-capa-do-album-Wasting-Light.jpg
foo-fighters
O-Pequeno-Principe-Cartaz.jpg
pequeno-principe-filme
Publicidade