Elenco / Direção

(Regular)

Drama, Biografia

  • Estréia: 31 de Janeiro de 2014
  • País / Ano de Produção: EUA / 2013
  • Duração: 90 minutos
Publicidade

Fruitvale Station - A Última Parada | Crítica

Elenco sobressai em filme sufocado pelo fatalismo

30/01/2014 - 18:38 - Marcelo Hessel

É difícil transformar em ficção uma história verídica como a de Fruitvale Station - A Última Parada sem vitimizar os envolvidos. O filme escrito e dirigido por Ryan Coogler não só cai nessa armadilha como escolhe uma narrativa não-linear que acaba sendo acima de tudo fatalista.

A trama se baseia em um acontecimento de 2008, quando um grupo de jovens desceu à noite na estação de trem de Fruitvale, em Oakland, na Califórnia, para celebrar o Ano Novo à beira-mar, e se viu no meio de uma disputa armada. Excessos da polícia não são exclusividade do Brasil, e a tragédia da Estação Fruitvale foi registrada por vários celulares, gerou protestos, ganhou os jornais nos EUA e o caso chegou ao Departamento de Justiça do país em julho de 2010.

O filme começa relembrando o fatídico momento do Réveillon, que teve o negro Oscar Grant III, de 22 anos, como principal personagem. A partir daí, transcorre num longo flashback que repassa o dia inteiro de Oscar - interpretado pelo ator Michael B. Jordan - e nos apresenta sua rotina. Em tom de elegia, Coogler imagina em Oscar um herói contra o determinismo social, lutando para manter-se fora da prisão, longe do tráfico e mais próximo de sua filha pequena.

Ao começar pelo fim e tornar o personagem um mártir, Coogler dá ao trágico episódio o tom solene que muita gente espera, mas incorre também em sentimentalismos (a cena da "reflexão" na beira da água, com o sol se pondo) e, acima de tudo, sufoca o filme com pequenas variações de um mesmo lamento: "E se tudo terminasse diferente?". As cenas da escola vazia e da oferta de um potencial de emprego acabam virando chantagens emocionais.

O alcance do filme tende a ser momentâneo, e no Festival de Sundance de 2013 apostava-se que Fruitvale Station poderia almejar uma vaga no Oscar 2014. Não aconteceu, mas o ótimo elenco do filme (Melonie Diaz e Octavia Spencer fornecem um ótimo contrapeso à atuação de Jordan) colhe os frutos de seu desempenho. Antes, Jordan era conhecido por seu papel em Poder Sem Limites, e depois deste filme ele tem se tornado um dos nomes mais requisitados de Hollywood, com justiça.

Fruitvale Station - A Última Parada | Cinemas e horários

Trailers em destaque

Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade
Publicidade
Publicidade