Elenco / Direção

Intocáveis

Intouchables
(Ótimo)

Drama, Comédia

  • Estreia: 31 de Agosto de 2012
  • País / Ano de Produção: França / 2011
  • Duração: 112 minutos
Publicidade

Intocáveis | Crítica

Um blockbuster francês feito de contrastes e boas atuações

30/08/2012 - 19:37 - Natália Bridi

Equilíbrio é uma condição que se cria sobre forças opostas. Intocáveis (Intouchables), que chega ao Brasil como o filme mais rentável na história da França (somando mais de US$ 360 milhões ao redor do mundo), se faz desta lógica. Dos seus inúmeros contrastes - riqueza/ pobreza, negro/ branco, clássico/ moderno, drama/ comédia, realidade/fantasia - surge a harmonia responsável pelo sucesso.

Baseado nas memórias do empresário Philippe Pozzo di Borgo sobre sua amizade com o argelino Abdel Yasmin Sellou, o filme une o rico aristocrata tetraplégico Philippe (François Cluzet) ao problemático imigrante senegalês contratado para o auxiliar, Driss (Omar Sy), criando um humor honesto sobre desigualdades (físicas e sociais). Nenhuma dessas questões, contudo, chega a ser abordada em profundidade no roteiro dos diretores Olivier Nakache e Eric Toledano. O que importa é a relação entre Philippe e Driss. Não há questionamento, apenas troca - do porte físico e do bom humor do enfermeiro, da cultura e do dinheiro do empresário.

A sintonia entre os protagonistas, também opostos, é o trunfo de Intocáveis. A experiência e sobriedade de Cluzet casam perfeitamente com o carisma de Sy, tornando belas cenas que poderiam ser mero pastelão em Hollywood - da forma desajeitada como Driss cuida do empresário, esquecendo constantemente da sua deficiência, à descoberta da maconha e de massagistas asiáticas por Philippe.

Por mais que tente se vender como um filme de mensagem - "Somos todos iguais", dizia um subtítulo em inglês -, Intocáveis não tem densidade para ser considerado um filme socialmente engajado. Não se preocupa em questionar as posses de Philippe, que o privam das dificuldades vividas por outros deficientes, ou as condições dos imigrantes na França. Sua importância, porém, vem justamente dessa despreocupação, criando não uma "comédia dramática", mas um bom filme sobre a vida, onde certas questões não se resolvem, mas podem coexistir.

Intocáveis | Trailer
Intocáveis | Cinemas e Horários

Trailers em destaque

Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade
Publicidade
Publicidade