Filmes - Documentário
Leviathan (2012)
(Leviathan)
  • País: França, Inglaterra
  • Classificação: livre
  • Estreia: None
  • Duração: 87 min.

Leviathan | Crítica

Documentário busca a tão sonhada não-interferência no assunto retratado

Durante 90 minutos, os diretores Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel amarram câmeras minúsculas em pescadores, em barcos e máquinas, as afundam em tanques de peixes, as colocam no que parecem ser balões para voarem entre as gaivotas e as mergulham no oceano.

Seu objetivo é registrar imagens de pesca industrial em alto-mar, com o mínimo de interferência possível. Em longos takes, vemos, quase em tempo real, diversas espécies de peixes e moluscos saindo do oceano, recebendo triagem, sendo limpas e armazenadas. Não há diálogos, apenas trabalho e o choque entre animais, humanos e máquinas.

O resultado, algo totalmente diferente do típico documentário de natureza, é interessante a princípio, e rende algumas boas imagens, mas uma hora e meia de imagens tremidas e de má qualidade, muitas vezes sem qualquer iluminação, o som ruim (captado nas próprias câmeras) e a ausência de qualquer explicação sobre o que estamos vendo culmina em um exercício de paciência tão colossal quanto o leviatã do título.

Entende-se a intenção: os diretores pretendem interferir o menos possível no objeto de seu registro, realizar um documentário honesto, mas o resultado é monótono demais. Em uma das cenas, literalmente, assistimos a um marinheiro caindo no sono ao longo de quatro minutos (há um relógio na parede) na sala de descanso.

O lado bom: Leviathan é prova de que a pesca é contagiante. Também dei as minhas pescadas no cinema.

Nota do crítico (Regular) críticas de Filmes
 
Discuta aqui no site Discuta aqui
O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus