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Osamu Tezuka´s Metropolis | Crítica

Osamu Tezuka´s Metropolis

19.12.2001, às 01H00.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 16H02

Exibido recentemente em festivais de cinema do Rio de Janeiro e São Paulo, Metropolis é o mais novo tour de force da animação japonesa.

Baseado no mangá original de Osamu Tezuka de 1949 – por sua vez, levemente inspirado no filme alemão homônimo de 1927, dirigido por Fritz Lang –, Metropolis foi levado ao cinema pelo célebre Katsuhiro Otomo, o criador de Akira, que atualizou a história para o público atual.

E do que se trata a trama&qt&

Tudo se passa na cidade retro-futurista de Metrópolis, na qual convivem humanos e robôs. Estes são considerados uma casta inferior e usados basicamente como trabalhadores. O homem mais rico da cidade, o Duque Red, constrói uma enorme torre denominada Ziggurat. Na verdade, trata-se de uma terrível máquina de destruição disfarçada. O Duque pretende colocar no centro do Ziggurat um robô criado à imagem e semelhança de sua falecida filha Tima. No entanto, Lawton, o construtor desse robô, é um cientista criminoso perseguido por um detetive e seu sobrinho Kenishi. O vilão morre em um incêndio e, na confusão que se segue, Kenichi e Tima perdem-se juntos nos confins da cidade. O amor surge entre os dois, mas o cruel comparsa do Duque, seu filho adotivo Rock, não pretende deixar Tima escapar. E este é só o início do filme!

A história possui numerosas tramas paralelas, mas não é demasiado complexa. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, algumas situações e personagens são desnecessárias para o desfecho final. Este, porém, é o único senão do filme.

A animação é magnífica! Ela combina técnica clássica com os mais modernos avanços digitais de forma harmoniosa e eficiente. Ponto, portanto, para o diretor, o veterano Rintaro (pseudônimo de Shigeyuke Hayashi), discípulo de Tezuka e diretor de inúmeros animes clássicos.

A fusão das duas técnicas é mais evidente no visual das personagens, fiel ao traço original de Osamu Tezuka, bastante caricatural. Eles se movem naturalmente na ambientação hiperrealista da cidade. Esta fusão harmoniosa é fruto dos cinco anos na produção do anime, tempo extremamente bem empregado.

CARISMA, VIRTUDES E DEFEITOS

As personagens, por sinal, são bastante carismáticas. Do insensível Duque Red, passando pela etérea Tima e chegando a Rock (que, apesar de seu visual “bonitinho”, é um dos vilões mais sacanas da história do anime!), todo o elenco tem virtudes e defeitos, característica que afasta Metropolis do maniqueísmo de muitos animes e das produções da Disney.

Aliás, Metropolis parece feito sob encomenda para bater os filmes da Disney. Sem a violência exagerada da maior parte dos animes – incluindo o recente Princesa Mononoke (ainda inédito por aqui), do normalmente pacifista Hayao Miyazaki – e com uma trama que pode ser apreciada tanto por adultos quanto por crianças, a obra é o tipo de desenho animado para todas as idades que deu fama à produtora americana... no entanto amplamente superior a qualquer um de seus trabalhos recentes!

Curiosamente, o filme não teve o desempenho esperado nos cinemas japoneses, sendo batido pelo novo longa de Miyasaki (Spirited Away é o título em inglês) e pelo mais novo Pokémon.

Vale a pena mencionar também a trilha sonora de Toshiyuki Honda, que inclui vários estilos musicais da época da criação da história original e reforça o clima retrô. O uso da música “I Can’t Stop Loving You”, de Ray Charles no momento mais climático foi um toque particularmente genial e resultou, ao menos na sessão que acompanhei, em uma longa e merecida ovação da platéia.

No geral, uma brilhante adaptação de um trabalho menor de Osamu Tezuka, com uns poucos defeitos menores contrabalançados por vários momentos de genialidade. Ao todo, resulta em um dos melhores longas de animação do Japão em todos os tempos. Lamentavelmente, dificilmente será exibido outra vez no Brasil. Se puder assistir, vá e leve a família!

Nota Omelete
5 ovos!!!

Osamu Tesuka´s Metropolis
Tezuka Productions/Madhouse
Longa-metragem de animação
Dirigido por Rintaro (pseudônimo de Shigeyuke Hayashi)
90 minutos - Cor - 2001
site oficial

Nota do Crítico
Excelente!
Metrópolis
Osamu Tezuka´s Metropolis
Metrópolis
Osamu Tezuka´s Metropolis

Ano: 2001

País: Japão

Classificação: 14 anos

Duração: 108 min

Direção: Rintaro

Roteiro: Osamu Tezuka

Elenco: Toshio Furukawa, Scott Weinger

Onde assistir:
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