Filmes

Crítica

O Estranho | Crítica

Estranho, mas ótimo

16.04.2001, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H11

É tempo de Steven Soderbergh. Depois de arrasar no Oscar, com Erin Brocovich e Traffic, a indústria cinematográfica aproveita que ele é a bola da vez e traz para nossos cinemas mais um longa de sua safra. E dos bons.

O Estranho (The Limey) é um filme datado de 1999 (portanto, rodado antes de Erin e Traffic), e que é surpreendente a começar pelo gênero. Podemos classificá-lo como policial, mas ele não tem esse ritmo. Não espere ver grandes cenas de ação, carros explodindo, perseguições de tirar o fôlego como é comum em produções desse tipo. O Estranho é... estranho. Ele tira o fôlego, só que de outra forma. Pelo suspense bem amarrado.

O Estranho

None

Abusando de planos diferenciados, diálogos inteligentes, inserts e referências a filmes antigos ele é composto de seqüências completamente quebradas que magicamente fazem sentido. Pode ser considerada a obra-prima do diretor.

O roteiro conta a história de Dave Wilson (Terence Stamp, ótimo). O famoso ladrão, após cumprir pena na Inglaterra, recebe a notícia de que sua única filha, Jenny, morreu em circunstâncias misteriosas em Los Angeles, EUA. O ex-detento inglês decide ir, então, à cidade californiana para saber o que aconteceu. Descobre a ligação da filha com o poderoso Terry Valentine (Peter
Fonda
), um produtor musical que fez sua fortuna nos anos 60 e tem uma queda por meninas muito mais novas que ele.

Dave acha que a filha foi assassinada, e que Valentine está envolvido no crime.

Assim, ele fará de tudo para conseguir sua vingança.

Recheado de piadas sutis (inclusive sobre ingleses), detalhes, lugares lindíssimos (costa da Califórnia... quer mais&qt&) e uma bela trilha sonora, Soderbergh parece prestar uma homenagem ao veterano ator Terence Stamp (o protagonista), famoso nos anos 60. Prova disso é o encaixe perfeito que o diretor consegue, ao usar cenas de um filme estrelado por Stamp em 1967 A Lágrima Secreta, para simular as "lembranças" do personagem.

Detalhe: Em Lágrima Secreta de Ken Loach, Stamp interpretava um ladrão, que "por coincidência" se chamava Dave Wilson. Não deixe de conferir.

Nota do Crítico
Ótimo
O Estranho
The Limey
O Estranho
The Limey

Ano: 1999

País: EUA

Classificação: 16 anos

Duração: 89 min

Direção: Orson Welles

Elenco: Edward G. Robinson, Loretta Young, Orson Welles, Philip Merivale, Richard Long, Konstantin Shayne, Byron Keith, Billy House, Martha Wentworth

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.