Filmes

Crítica

Para o que Der e Vier | Crítica

Criador de Mad Men estreia como diretor no cinema sem abrir mão da rede de segurança

30.04.2015, às 12H10.

Quando Zach Galifianakis aparece em Para o que Der e Vier (Are You Here, 2013) ao lado de Owen Wilson num carro estrada afora, reproduzindo sua persona de neo-John Candy e seu papel do maluco companheiro de road movies como Um Parto de Viagem, fica a impressão de que Mathew Weiner, o criador de Mad Men que estreia como diretor no cinema com este filme, não terá muito a acrescentar ao gênero.

Mas vem a piada - parecia uma longa viagem mas a dupla rodou por horas no mesmo lugar e agora está pronta para estacionar e vestir seus ternos para o funeral do pai do personagem de Galifianakis - e descobrimos aos poucos que Para o que Der e Vier não é exatamente um filme de estrada, nem uma comédia dramática tradicional, embora siga a cartilha das comédias indie sobre jornadas de autodescoberta.

Wilson entrega uma ótima atuação no papel do amigo egoísta que acompanha o recém-órfão para todos os lados e, no fim, talvez descubra o que o espectador já pode perceber desde o início: é Wilson o retardatário na crise de meia idade, ocupado demais com suas trivialidades, até que uma adorável e bastante fotogênica jovem (Laura Ramsey, que parece ter nascido para viver manic pixie dream girls) o desperta para a "vida real".

Como em Mad Men, Weiner tenta encontrar essa entidade bastante etérea que é a "vida real" por meio de uma colcha cultural. O filme se passa entre o Estado de Maryland e a vizinha Pennsylvania, no Condado Lancaster, comunidade tão rural e prosaica que a comunidade amish do lugar nem parece tão anacrônica assim diante dos outros. Entre Annapolis e Lancaster, o filme traça constantes oposições entre a superficialidade da capital (com os chroma keys do telejornal, símbolo de autoengano) e o caráter enraizado da vida no campo.

Não é o enunciado mais sutil do mundo, mas Weiner consegue dar a Para o que Der e Vier uma cara de autenticidade, seja naquilo em que se especializou em Mad Men, a observação do trânsito das pessoas - semizumbis na forma estanque, dura, com que o diretor as filma - com uma bagagem cultural servindo de pano de fundo (as músicas populares que aqui servem muito de guia para o roteiro), seja nas boas cenas de humor físico e verbal (tom cômico que Weiner não deixa escapar nem nas cenas graves, com as galinhas da fazenda sempre fazendo seu barulho ao fundo).

No fim, esta estreia de Weiner se equilibra na corda - com alguns simbolismos cafonas (a árvore cortada), outros bonitos (o cavalinho no desfecho, emblema de uma paz encontrada no progresso, na máquina do mundo) - tendo sob si a rede de segurança dos esquemas de comédia, romance e drama de iluminação do cinema independente americano das últimas décadas.

Nota do Crítico
Bom
Para o que Der e Vier (2013)
Are You Here
Para o que Der e Vier (2013)
Are You Here

País: EUA

Classificação: 16 anos

Duração: 114 min

Direção: Matthew Weiner

Roteiro: Matthew Weiner

Elenco: Owen Wilson, Zach Galifianakis, Amy Poehler, Laura Ramsey

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.