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Permanência | Crítica

Cercado de temas, Leonardo Lacca faz um exercício de síntese em seu filme de estreia

28.05.2015, às 20H24.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 23H05

Assim como nossos anseios coletivos por mudança no país quase sempre seguem mais impulsos de indignação do que um raciocínio consequente, o cinema nacional pautado pela inquietação tem se especializado nos últimos anos em diagnosticar um mal-estar que nem sempre diz seu nome, embora se manifeste em todo tipo de relação que mantemos com o mundo.

No caso de Permanência (2014), filme de estreia do diretor Leonardo Lacca em longas-metragens, a marca da produtora CinemaScópio de Kléber Mendonça Filho nos créditos iniciais talvez já sugira uma pré-disposição ao desconforto; ao contrário do O Som ao Redor de KMF, porém, Permanência tem uma ambição bem mais modesta de registro social, embora os sintomas de mal-estar que perceba diante de si sejam universais.

Acompanhamos os poucos dias do fotógrafo pernambucano Ivo (Irandhir Santos) em São Paulo, em visita à cidade para prestigiar a abertura da sua primeira exposição individual. Ivo se hospeda na casa de uma antiga namorada, Rita (Rita Carelli), e o atrito velado com o marido de Rita nesse triângulo amoroso feito de reminiscências serve não apenas de norte para a dramaturgia no filme mas principalmente para irradiar o senso de incompletude que dá peso a Permanência.

É como se Lacca partisse do particular para chegar ao geral - um processo que, inteligentemente, ajuda seu filme a dar forma ao mal-estar e lidar com questões de afeto sem patinar em um discurso sobre inadequação que poderia atirar para todos os lados. Essa disposição de trabalhar com um drama muito concreto, embora não-dito (Ivo ama Rita e a procura em outras mulheres), então permite que Permanência entre em pirações metafísicas como a destruição do homem na máquina e pela máquina (todas as oposições que o filme faz reiteradamente entre orgânico e digital, entre o espontâneo e o automatizado).

Assim como Ivo - que no drama de abrir sua primeira mostra teme não encontrar um resumo justo de si - Leonardo Lacca concentra também seus esforços em reunir imagens-sínteses que sirvam a construir uma visão de mundo e não se percam simplesmente em sacadas efêmeras de cinema de simbolismos. Ademais, o desafio de achar uma síntese, qualquer que seja, que nos defina diante das pessoas (um desafio que o mundo nos cobra a todo momento) talvez esteja intimamente ligada a esse tal mal-estar.

Nota do Crítico
Ótimo
Permanência (2014)
Permanência
Permanência (2014)
Permanência

País: Brasil

Classificação: 14 anos

Duração: 90 min

Direção: Leonardo Lacca

Roteiro: Leonardo Lacca

Elenco: Irandhir Santos, Sílvio Restiffe

Onde assistir:
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