Elenco / Direção

Preciosa: Uma História de Esperança

Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
(Ótimo)

Drama

  • Estréia: 12 de Fevereiro de 2010
  • País / Ano de Produção: EUA / 2009
  • Duração: 110 minutos
Publicidade

Crítica: Preciosa - Uma História de Esperança

Drama merece todas as suas seis indicações ao Oscar 2010

11/02/2010 - 18:00 - Marcelo Forlani

Se você acha que a vida é injusta só porque aquele namorico da praia não subiu a serra ou porque engordou uns quilinhos durante as festas de fim de ano, ou seja, se é por frescura, veja Preciosa - Uma História de Esperança (Precious: Based on the Book "Push" by Sapphire, 2009). Em menos de 10 minutos de filme você vai entender que os seus problemas não são nada perto do que realmente sofrem algumas pessoas mundo afora.

Tentando revelar o mínimo possível do que é a vida da protagonista Claireece Preciosa Jones (Gabourey Sidibe), é bom você entrar no cinema sabendo que ela é obesa, negra, mora no Harlem de Nova York durante os anos 80 e sofre com tudo isso e por muitos outros motivos que ela nem sabe por quê. E, claro, esses abusos têm suas consequências, como a falta de auto-estima que a faz se esconder do mundo e encobrir, por exemplo, o fato de não saber ler ou escrever.

O nome do meio, Preciosa, é a prova maior da ironia. Sua mãe (Mo'Nique), que não se cansa de tratá-la mal física e verbalmente, vive do auxílio desemprego e a pensão que deveria ser usada para cuidar da sua primeira neta. E esse "conforto" (com muitas aspas) agora também está sob risco, o que coloca a protagonista ainda mais na mira da sua megera matriarca. Tudo porque Preciosa está grávida de novo e, por motivos que é melhor nem comentar aqui, é convidada a ir para uma escola especial.

A menina se protege do mundo exterior de cara fechada, sem cruzar olhares com ninguém, tentando ser o mais invisível possível. Seu único refúgio são pequenos devaneios, geralmente sonhando com a possibilidade de ter um namorado branco e endinheirado e viver entre o glamour e o amor que faltam na sua realidade. Quem começa a mudar isso é sua nova professora, Sra. Blu Rain (Paula Patton), que com muita paciência vai ensinando Preciosa e suas colegas muito mais do que colocar as letras em ordem para ler e escrever.

Mas não ache que o longa vai cair no lugar-comum da professora que vai levar suas alunas a enxergar que estão desperdiçando suas vidas e colocá-las na linha. O papel da Sra. Rain é o de ensinar a Preciosa a exteriorar seus sentimentos, o que vai ajudá-la a exorcizar alguns de seus demônios. Tudo o que ela antes guardava para si, passa para as páginas do seu diário.

Tecnicamente, o diretor Lee Daniels opta por uma câmera na mão, que dá lugar a algo mais clássico apenas nas cenas em que Preciosa está sonhando. Mas tudo isso passa a ser perfumaria perto das atuações irretocáveis de todos os envolvidos. Você vai sentir na pele o que Preciosa sofre e ficar com muita raiva de sua mãe. Se emocionar, sofrer, sorrir e chorar. Muito!

Seja para acompanhar as já premiadas atuações, para tomar uma porrada da dura realidade de algumas pessoas ou simplesmente para comparar os seus problemas com o de outras pessoas, vá ver Preciosa - Uma História de Esperança. Mas leve uma caixinha de lenços de papel e óculos escuros para a saída do cinema. Essa frescura, tudo bem.

Saiba onde o filme está passando

Trailers em destaque

Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade
Publicidade
Publicidade