Filmes

Crítica

The Lovers and the Despot | Crítica

A fantástica história do produtor de 3 Ninjas, sequestrado para salvar o cinema da Coreia do Norte

24.01.2016, às 12H39.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Se tivesse que fazer um roteiro da minha vida deixaria só as partes glamourosas. Foi muito sofrimento”, explica Choi Eun-hee, atriz que chegou a ser uma das maiores estrelas da Coreia do Sul. Sua história, porém, é daquelas em que a realidade é maior que a ficção, em uma trama de romance, sequestro, guerra e cinema.

The Lovers and the Despot conta como Kim Jong-il, líder da Coreia do Norte, sequestrou e manteve presos por 8 anos Choi e seu marido, o cineasta Shin Sang-ok (que anos depois viria a produzir a franquia 3 Ninjas para a Disney). Para melhorar a produção cinematográfica norte-coreana, o ditador decidiu que precisava do maior diretor do país inimigo.

Na sua abordagem da história, os diretores Ross Adam e Robert Cannan misturam depoimentos, cenas dos filmes de Shin Sang-ok, reconstituições (apresentadas com o o devido granulado da película, se misturando às cenas de longas de ficção) e trechos em áudio, que revelam um Kim Jong-il cinéfilo, descontente com o tom propagandista dos filmes do seu império. Cientes que ao aceitar os planos do ditador para sobreviver seriam considerados traidores, Choi e Shin decidiram gravar suas conversas para provar ao mundo o absurdo do seu drama. A salvação ficava escondida na pequena bolsa branca de Choi.

Tudo relacionado à Coreia do Norte é intrigante e o documentário sabe como explorar essa curiosidade pública, chocando as facetas humana e megalomaníaca de Kim Jong-il no seu "amor pela arte". A verdade e a fantasia também são constantemente relacionadas, seja pelos trechos de diferentes longas sobrepostos aos depoimentos, seja pelas falas de Choi, que explica como atuar também na vida foi essencial para a sua sobrevivência.

Adam e Cannan entendem o quando a história do casal sul-coreano é fascinante e a tratam com respeito essa realidade fantástica, sem sentimentalismos. Algo que a ficção dificilmente seria capaz de fazer.

Leia mais sobre Festival de Sundance

*The Lovers and the Despot fez parte da seleção World Documentary do Festival de Sundance 2016. Paralelamente, o canal pago Sundance Channel terá na sua programação até 31 de janeiro o 10 Days of Sundance, com títulos que marcaram edições anteriores do festival, com exibições sempre às 23h.

Nota do Crítico
Ótimo
The Lovers and the Despot
The Lovers and the Despot
The Lovers and the Despot
The Lovers and the Despot

Autor: Robert Cannan, Ross Adam,

Ano: 2015

País: Reino Unido

Duração: 94 min

Direção: Robert Cannan, Ross Adam

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.