Filmes

Entrevista

A 5ª Onda é mais próximo da realidade do que Jogos Vorazes e Divergente, diz Chloë Grace Moretz

"É uma história mais humana, com uma protagonista que é como qualquer pessoa", diz a atriz

09.01.2016, às 21H17.

Como diferenciar A 5ª Onda (The 5th Wave), filme baseado no romance de ficção científica juvenil do escritor Rick Yancey, de outros longas baseados em livros para jovens adultos como Jogos Vorazes Divergente? Para Chloë Grace Moretz, a estrela do filme, o grande diferencial está em seu mundo mais próximo da realidade.

None

"No filme, tentamos passar o fato de que este não é um universo distópico distante ou um futuro longínquo. É uma possibilidade do que poderia acontecer; É algo que poderia ser realidade a partir de amanhã", afirma a atriz em uma entrevista coletiva de divulgação do filme ocorrida nesta sexta-feira (9), do qual o Omelete participou.

Para Moretz, sua personagem, a protagonista Cassie Sullivan, também é bem diferente de heroínas como Katniss e Tris. "Ao contrário de outros livros para jovens adultos, ela não tem habilidades extraordinárias. Ela é uma jovem em meio a uma série de circunstâncias extraordinárias. Acho que é uma história mais humana."

O longa, que segue a história de uma adolescente de 16 anos que sobrevive a uma invasão alienígena e promete resgatar o irmão, mostra Moretz por diversos momentos sozinha, tentando escapar das ameaças extraterrestres e também da natureza. "Filmar sozinho sempre é um desafio, porque as cenas são silenciosas, e fica a cargo do contexto e da sua capacidade de mostrar emoção só com a sua expressão facial. É desafiador e empolgante", revela a atriz.

A atriz conta que conheceu o projeto em uma reunião com a Sony, e saiu de lá com um exemplar do livro de Rick Yancey nas mãos. "No momento em que terminei, corri para pedir aos meus agentes que negociassem minha participação no projeto. É um filme que merece virar realidade, e que merece ser visto por todos, porque contém crises que enfrentamos hoje, como crises sociais e ambientais", diz.

No longa, a atriz é a única a contracenar com dois núcleos diferentes: um formado por adultos, e outro formado por adolescentes e crianças. "Sempre acho interessante lidar com dois tipos de geração diferentes porque, apesar de eu ser jovem, tenho 13 anos de carreira", conta. "Quando trabalho com atores mais velhos, aprendo muito. Mas, quando trabalho com atores mais novos, eles sempre perguntam algo que eu tenho a resposta na ponta da língua. É legal ver alguém tão interessado. E as vezes, eles veem algo de um jeito bem diferente de você, por estar condicionado por um tempo de carreira", compara.

Inspirações pessoais

Perguntada sobre as atrizes que a inspiram, Moretz lembrou de cara Julianne Moore, com quem contracenou no remake de Carrie, além de Charlize TheronCate BlanchettKeira Knightley Natalie Portman. A atriz também comentou sobre a crescente presença de protagonistas femininas em grandes filmes de ação. "Tenho tido sorte de trilhar um caminho que foi desbravado por mulheres como Angelina Jolie, Charlize Theron... Hoje vemos várias mulheres como protagonistas, é muito bom ver isso se tornar realidade."

Quando lhe pediram para deixar um recado aos fãs brasileiros, a atriz declarou que é apaixonada por pão de queijo. "Nunca fui ao Brasil, mas sempre quis ir por conta dos meus fãs, e de pão de queijo. Eu poderia comer cestas de pão de queijo. Também queria ir pelas praias... Mas certamente pelo pão de queijo", brincou.

Por fim, Moretz foi perguntada sobre o que ela faria caso o mundo acabasse amanhã. "Parece clichê, mas eu iria para casa, ficaria com a minha família, os cachorros, assistiria algum filme... É clichê, mas é tudo o que que eu queria. Ah, e eu gostaria de fazer uma boa refeição caseira."

Maika MonroeLiev Schreiber e Ron Livingston também integram o elenco. Susannah Grant (Erin Brockovich) escreveu o roteiro, que J. Blakeson (The Disappearance of Alice Creed) dirigiu. O longa chega aos cinemas nacionais em 14 de janeiro.

O primeiro livro da prometida trilogia saiu nos EUA em maio de 2013. No Brasil, A 5ª Onda saiu pela Editora Fundamento. Yancey também é autor de The Extraordinary Adventures of Alfred Kropp, livro que teve seus direitos de adaptação ao cinema comprados em 2005 pela Warner Bros.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.