Filmes

Entrevista

Homem Irracional | “Filmar com Woody é quase como tocar num fio desencapado", explica Emma Stone

Ao lado de Parker Posey, atriz explica como é o processo criativo do cineasta

28.08.2015, às 16H44.
Atualizada em 10.11.2016, ÀS 05H01

Por trás de todo homem irracional, há mulheres no limite da sanidade. Esta é a moral (quase filosófica) defendida pelo novo longa-metragem de Woody AllenIrrational Man (no original), que estreia no Brasil nesta semana, trazendo em seu elenco duas atrizes de estilos distintos, pinçadas de extremos da indústria cinematográfica: Emma Stone Parker Posey. A primeira – cujo nome real é Emily Jean Stone e nasceu em Scottsdale, Arizona, há 26 anos - é a nova namoradinha de Hollywood, campeã de bilheteria e dona de uma indicação ao Oscar (por Birdman), com uma carreira meteórica. Já Parker Christian Posey, americana de Baltimore, com 46 anos de idade, é a musa indie dos EUA, sendo cultuada como diva pelos diretores de baixo orçamento e ideias autorais. Na trama de Woody, entre o riso e o suspense, as duas brigam por um pedacinho de Joaquim Phoenix, no papel do professor de Filosofia Abe Lucas.

None

Somos apenas duas mulheres cheias de desejos juntas numa história sobre satisfação”, explicou Parker, em entrevista ao Omelete durante o 68º Festival de Cannes, onde O Homem Irracional foi exibido em sessão hors-concours, sem contar com o arisco Phoenix para entrevistas. “Sou uma atriz que nunca gostou de ensaiar. Pra mim a emoção se perde quando a gente ensaia. O que vale é aquela hora H, na frente da câmera, porque ali, meu foco está no outro, na reação do outro, no sentimento do parceiro. E Emma é ótima em trocar”. 

Recebido em Cannes como sendo um dos trabalhos mais originais do mestre nova-iorquino, por sua fusão de mistério e comédia, O Homem Irracional marca a segunda parceria entre Woody e Emma, que antes filmou com ele Magia ao Luar, de 2014. “É uma perspectiva nova agora, pois o filme anterior apresentava um universo lúdico e tratava a magia com romantismo. Aqui, ao lado de Joaquin, eu encontrei um Woody diferente, mais sombrio, embora certos valores afetivos fossem os mesmos” avaliou Emma, em Cannes. “É muito surpreendente como ele, ao longo de uma carreira tão longeva, consegue abordar sempre as mesmas questões sob perspectivas tão diferentes. Para um ator, o método dele é sempre uma surpresa, sobretudo porque ele não fala muito com a gente do que existe na cena. Ele apenas espera que a gente reaja e viva”.

Ambientado em Newport, Rhode Island, numa cena universitária, O Homem Irracional narra a transformação que a chegada de Abe Lucas (Phoenix), com seu passado cheio de mistérios (envolvendo traumas de guerra e separações violentas), causa no alunado e no corpo docente. Duas mulheres, em especial, ficam alvoroçadas com a figura cheia de tormentos dele: a professora de Ciências Rita (Parker) e a estudante Jill (Emma). “É curioso pensar que Woody me deu só 20 páginas de roteiro para ler quando me convidou. Era apenas o trecho correspondente à Rita e mais nada. O máximo que veio a mais foi uma carta explicando como a Rita era. Só. Isso me deixava muito curiosa pois eu queria entender mais sobre os outros personagens, sobretudo o de Joaquin, que seria o motor das minhas transformações. Mas como Woody é um graaaaande escritor, a maneira como ele escreve roteiros te encanta e arrebata seja como o script vier”, explicou Parker, que estreou como atriz em 1991 e logo ganhou fama na seara do cinema independente por sua parceria com o diretor Hal Hartley em filmes como Amateur (1994), Flerte (1995) e As Confissões de Henry Fool (1997), na qual ficou célebre no papel da espiã Fay Grim.

Namoradinha de Lex Luthor em Superman - O Retorno (2006), Parker já tem papel garantido no novo filme que Woody prepara neste momento em Nova York com Kristen Stewart e Jesse Eisenberg. Ela é respeitada no cinema por seus dotes cômicos, mesma virtude que faz com que o diretor de O Homem Irracional abraçasse Emma Stone como sua atual protegida. “Foi muito divertido ver como Woody me fez virar uma detetive nesse nosso filme. Atiçada por um possível crime de Lucas, Jill muda seu dia a dia e passa a seguir esse professor por quem é fascinada”, disse Emma, que está contracenando com Ryan Golsling em La La Land, o novo projeto de Damien Chazelle (Whiplash), previsto para 2016.

Paixão de Peter Parker nos dois últimos longas da franquia O Espetacular Homem-Aranha, Emma despontou para o estrelato com o sucesso inesperado da comédia A Mentira (2010), uma releitura pop do romance clássico A Letra Escarlate, ao qual ela deu uma reciclada. Aplaudida pela crítica em Histórias Cruzadas (2011), a ruivinha mais querida do império hollywoodiano no momento entra em O Homem Irracional como uma heroína romântica avessa a amarras, que tenta salvar Abe Lucas de uma depressão crônica. Mas depois que seu amado fica obcecado por uma ideia de assassinato, para vingar uma injustiça social, a relação de Jill com ele passa a ser mediada pelo medo. “Filmar com Woody é quase como tocar num fio desencapado, porque ele é o único diretor que conheço que opta por refilmar as cenas do dia interior não por preciosismo, mas porque encontrou, em sua cabeça, um novo tom para seus personagens. Por sorte, Parker e eu improvisamos muito”, disse Emma, que em 2016 vai atuar com Steve Carell em Battle of the Sexes, de Jonathan Dayton Valerie Faris, o casal responsável por Pequena Miss Sunshine (2006). “Não sei se Woody e eu vamos fazer um terceiro filme. Depende dele. Eu quero”.

Assista ao trailer legendado de Homem Irracional:

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.