Filmes

Entrevista

Os Agentes do Destino | Omelete entrevista Matt Damon

Ator fala sobre seu envolvimento no projeto e fala de Poderoso Chefão 2

02.03.2011, às 23H26.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H17

Nosso correspondente em Los Angeles, Steve Weintraub, do site parceiro Collider, esteve frente a frente com o elenco de Os Agentes do Destino (Adjustment Bureau), filme que estreia este fim de semana lá nos Estados Unidos e só em abril aqui no Brasil.

E sua camiseta que mostra uma cena de Os Bons Companheiros fez sucesso! Ela valeu cada centavo gasto, pois rendeu uma ótima história com Matt Damon, que contou uma curiosidade sobre os bastidores de O Poderoso Chefão 2, que ele ouviu do próprio Coppola. Damon também falou de Os Agentes do Destino, filme que marca a estreia do roteirista George Nolfi (O Ultimato Bourne, Doze Homens e um Novo Segredo) na direção, contando como se envolveu no projeto e o que o diferencia dos demais filmes que estão por aí.

Assista:

Estávamos falando daquela cena. É uma das melhores. Eu nunca falei sobre isso antes.

Sim. Exatamente.

Quando vê...

Você esteve em filmes extraordinários. Vamos começar com a pergunta: quais são seus filmes favoritos? Estávamos falando agora há pouco e "Os Bons Companheiros".

Bom, este é um deles. Digo, este é um dos meus filmes favoritos.Martin fez muitos filmes incríveis. Mas este...Digo, é até curioso...eu estava conversando com Steven Soderbergh e começamos a falar de "Os Bons Companheiros". Pois se você estiver mudando de canal e parar em "Os Bons Companheiros"é melhor torcer para não estar ocupado, não importa onde estiver no filme você tem que sentar e assistir. Você não consegue sair... E é tipo: "Ok, lá se vão três horas. Eu vou assistir Os Bons Companheiros".

"O Poderoso Chefão" está passando no AMC. Eu tive o mesmo problema.

Este é outro deles. Digo, dois filmes. Principalmente o segundo filme. Na verdade...ele é melhor que o primeiro. Eu lembro de conversar com o Scorsese sobre isso. E eu disse: "O segundo 'Poderoso Chefão'..."O primeiro 'O Poderoso Chefão' é uma obra de arte". Ele disse: "Sim". Eu disse: "O segundo é ainda melhor." Ele disse: "Sim" E eu disse: "Por quê?" E ele disse: "Porque deram mais dinheiro ao Francis".Ele tinha mais controle.Ele tinha mais dinheiro. Eu tenho uma boa história do "O Poderoso Chefão 2" pra contar. Você tem tempo?

Tenho tempo enquanto estiver tudo bem. Bem, você é a estrela. Você pode escolher o que quer dizer.

Ok. Tudo bem. Ok. Vamos falar sobre"Os Agentes do Destino". Mas tenho uma ótima história sobre "O Poderoso Chefão 2",direto do Francis.

Eu adoraria ouvir mas teria um problema.

Você tem trabalho a fazer.

Vamos falar um pouco sobre suaentrada nesse projeto. É algo pelo qual você lutou? Você pode dizer como chegou a este filme?

Bem... o diretor: George Nolfi. Ou devo dizer: o diretor-roteirista.Escreveu "Doze Homens e Outro Segredo"e o "Ultimato Bourne". Então passei um bom tempo trabalhando com ele. E... em várias partes do mundo. Nós eramos amigos. E um dia ele apareceu em casa com o roteiro. E ele disse: "Me diga o acha sobre isso."Eu li e disse: "Esta é realmente uma boa ideia.Isso é ótimo!" E ele disse: "Eu não vou vendê-lo para um estúdio porque eu quero dirigí-lo. Eu quero usá-lo como minha estreia na direção". Eu passei bastante tempo com George particularmente no "Ultimato Bourne"em que escrevíamos o filme enquanto filmávamos. E eu o via, realmentesobre tranta pressão quanto se pode ter. Ele nos tirou de tantas enrascadas e eu pensei: "Esse cara, definitivamente tem o que é preciso para dirigir o filme". Eu geralmente não trabalho com diretores estreantes. Mas eu nem sentia que ele era um. Eu sentia que ele realmente tinha muita experiência. Então tentamos a sorte.

Uma das coisas que é ótima sobre o filme é que se trata de uma história de amor e uma ficção científica ao mesmo tempo. E gosto que ele equilibra os dois gêneros muito bem. Você pode me dizer como o filme faz isso?

Bom, isso é crédito de George. Eu li o roteiro e disse:"George, isso é tipo...São dois gêneros diferentes que você está misturando aqui". E ele disse: "Sim, é por isso que eu quero fazê-lo". Eu disse: "Você é muito ambicioso para seu primeiro filme. Ele disse: "Eu sei, eu quero me arriscar. Eu não quero só…" Eu disse: "Ótimo, cara. Se você sabe como deve ser o tom". Porque eu disse: "Deve ser muito difícil atingir este equilíbrio". E ele disse: "Eu sei como fazê-lo".

Eu tenho que te perguntar: Você trabalhou com Cameron Crowe. Ele não faz filme algum há uns 6 anos.

Sim.

Como está o filme e como é trabalhar com ele?

É incrível trabalhar com ele. Estávamos com um terçodo filme pronto.E, bata na madeira, não poderíamos estar melhor, até agora... Se os próximos dois terços do filme forem tão bons quanto o primeiro. Filmamos em quatro semanas. Estávamos em ótima forma.

Você também está trabalhando com Neill Blomkamp.

Sim, sim. Nós vamos filmar neste verão.Ele apareceu e me deu um roteiro. Mas ele gosta de criar um mundo todo. Então ele tinha um livro com todos os modos de como esse mundo seria...Todas as armas.Todos os apetrechos.O filme se passa no futuro.Era realmente extraordinário.Eu estou muito empolgado para fazer este filme.

Vocês também tem Syd Mead fazendo a produção.

Eu sei. Isso não é incrível?

Eu pirei com isso.

Acho que será épico.

Eu tenho que terminar. Mas se você quiser...Eu adoraria ouvir a história do "O Poderoso Chefão".

Eu vou tentar contar o mais rápido que puder.

OK.

Coppola não queria fazer o segundo filme.Ele fez o primeiro e disse: "É só sangue e eu quero mudar."Ele era um cara de teatro musical na faculdade. Mas estavam desesperados para que ele o fizesse. Ganhou Oscar de Melhor Filme.Foi um grande sucesso. Então ele disse: "Eu vou encontrarum diretor para fazê-lo.""Um bom jovem diretor."Então ele sai pra procurar um diretor. E acha um ótimo diretor italo-americano chamado Martin Scorsese.Mas depois de escolher Scorsese, os produtores disseram: "Não, só você pode fazê-lo, só você." "Eles estão me pressionando, então finalmente eu pensei sobre o assunto conversei com a minha mulher e finalmente disse: eu faço... Eu faço sob três condições. Número um: O estúdio não lê o roteiro, nem acompanha as filmagens, nem vê filme até a estréia. Ponto final. É isso.E eles concordaram. Número 2: Ele tinha um famoso problema com o produtor Robert Evans. Ele disse: "Eu não quero ver Robert Evans... durante as filmagens". "Somos muito diferentes e não nos damos muito bem".E disseram: OK. E a terceira condição... A terceira exigência... foi que se chamasse: "O Poderoso Chefão: Parte 2". Nenhum filme até essa época foi chamado...foi a primeira sequência chamada de sequência. E foi isso que os incomodou. Essa foi a coisa que quase jogou tudo pelos ares. "O que você quer dizer com 'O Poderoso Chefão Parte 2'?""Ninguém vai saber o que significa." O irônico é que quandofez "O Poderoso Chefão: 3" Ele queria chamar de: "A morte de Michael Corleone." Mas como já havia estabelecido o lance da sequência, eles o fizeram chamar de "O Poderoso Chefão 3" Ele disse: "Eu perdi o controle naquela época. Eu tive de batizá-lo de "O Poderoso Chefão: 3" É isso.

Muito obrigado, Matt.

De nada.

Os Agentes do Destino tem estreia prevista para o Brasil em 15 de abril.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.