Filmes

Notícia

Anne Rice conta o que pensa da Saga Crepúsculo

E comenta o status da adaptação das suas Vampire Chronicles ao cinema

05.12.2010, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H12

Anne Rice, a autora do livro Entrevista com o Vampiro (1976) e de mais nove romances da série que ficou conhecida como The Vampire Chronicles, falou longamente à revista New York sobre religião, o seu vampiro Lestat e até Facebook. E Rice falou de Crepúsculo.

"Não sei o suficiente sobre mórmons para enxergar Crepúsculo sob uma ótica religiosa", começou, em referências à criação e ao credo de Stephenie Meyer. "O que eu vi ali é o romance de uma mulher, a mesma coisa que funciona nos trabalhos de Charlotte e Emily Brontë, a ideia de uma garota vulnerável que se apaixona por um homem essencialmente mais velho, mais forte e misterioso. Nos dois filmes a que assisti tem isso, é a história clássica."

robert pattinson

None

"E ela fez isso com uma tirada de gênio, que é colocar esses vampiros ameaçadores no colegial. O que, de certo modo, é incrivelmente ridículo. Que imortal passaria seu tempo indo para a escola de novo e de novo desse jeito? Vá para Katmandu ou Memphis ou Rio de Janeiro ou Roma! Mas é uma tirada de gênio, porque isso agradou milhões de crianças. O que eu acho, no fundo, que faz [Crepúsculo] funcionar é essa fórmula testada e aprovada de romance feminino, que tem raízes na psicologia. Trata-se da relação da jovem com o pai dela? Trata-se do feminino frágil apaixonado pelo masculino forte? Tem muitas camadas de interpretação", diz.

Sobre a questão da "castidade": "Acredito que isso passa por toda a literatura de vampiros. Em qualquer livro, nos meus e nos de Stephenie Meyer, até a série True Blood que adapta os livros de Charlaine Harris, tem esses personagens lutando contra seus desejos. E sempre aplaudimos, porque é uma metáfora para a luta que mantemos contra nossos impulsos destrutivos. Claro que ela faz isso de um jeito bem cafona, com a família boa tão devotada aos outros, a abstinência e tal. Talvez seja feito de um jeito bem claro para os leitores mais jovens".

A conversa envereda para as adaptações das obras de Rice para o cinema. Em agosto do ano passado, a escritora disse que aprovaria caso Robert Downey Jr. interpretasse Lestat no cinema, rumor que circulava na época. Um ano passou, e Vampire Chronicles, projeto sediado na Universal, não saiu do lugar. "Não tenho notícias. Rola muito interesse, muitas conversas. Os direitos estão comigo, não pertencem a estúdio nenhum hoje, então vamos ver. Espero ter algo em breve para poder anunciar."

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.