Filmes

Notícia

Bilheteria USA: Avatar

Mercado norte-americano tem semana recordista em arrecadação!

27.12.2009, às 18H00.
Atualizada em 17.11.2016, ÀS 03H12

Fim de semana gordo para a indústria do cinema dos Estados Unidos. De sexta a domingo foram excelentes 275 milhões de dólares arrecadados nas bilheterias, quebrando o recorde anterior que era de 260,3 milhões (18 de julho de 2008, que teve Batman, Mamma Mia! e Hancock). O feito foi obtido graças a Sherlock Holmes, Avatar e Alvin e os Esquilos 2, que simplesmente emplacaram a primeira, segunda e quarta colocações no ranking de melhores arrecadações da história no dia de Natal (a terceira é de Entrando Numa Fria Maior Ainda, o antigo campeão).

Avatar

None

Sherlock Holmes

None

Liderando o ranking, pela segunda semana consecutiva, Avatar não teve queda alguma em arrecadação, provando que o boca a boca continua sendo a maior arma de James Cameron. O filme repetiu sua arrecadação de abertura - 75 milhões - desafiando as estratégias de Hollywood, que há duas décadas aposta na bilheteria do primeiro fim de semana como única medida de sucesso de um filme. Em 10 dias o longa soma 212 milhões nos EUA. Mundialmente, são 615 milhões de dólares.

Parece alto, mas vale lembrar que os 500 milhões de dólares de orçamento estimado mais gastos de marketing e pesquisa e desenvolvimento de tecnologia ainda parecem difíceis de alcançar somente nos cinemas, já que o lucro é dividido entre distribuidores, estúdio e realizadores. É mais provável que o filme termine sua vida nas telonas apenas empatando seu custo - o que já seria um sucesso absurdo considerando o quanto custou. A Fox, porém, deve encher os bolsos com produtos licenciados, mercado de home video e licenciamento para televisão e pay-per-view. Sem falar que agora tem um saudável início de franquia nas mãos - e continuações custarão bem menos que o original (os pesados custos com design de produção e criação da tecnologia 3-D empregada no primeiro agora são sensivelmente diminuídos). Ou seja: espere o inevitável Avatar 2 como o grande gerador de receita que  dará lucros vultuosos à Fox.

Na trama, Pandora, um planeta distante, atrai a ganância de uma empresa mineradora, desejosa do valioso unobtanium. Rico em fauna e flora, o planeta abriga também a cultura nativa Na´Vi, ameaçada pela expansão humana. Nesse cenário, Jake Sully, um fuzileiro naval paraplégico, chega para auxiliar uma equipe de cientistas, controlando a distância seu avatar: um corpo Na´Vi projetado para que ele possa se integrar à cultura local. Mas com os interesses crescentes no planeta e a impaciência militar, Jake terá que escolher o lado que tomará no inevitável conflito. Leia a crítica, veja galerias de imagens e trailers.

Na segunda posição, com a melhor abertura da carreira do diretor Guy Ritchie, está a aventura Sherlock Holmes. Só no Dia de Natal foram 25 milhões de dólares gerados. De sexta a domingo o filme fez excelentes 65 milhões. O filme é baseado na inédita HQ de Lionel Wigram intitulada Sherlock Holmes. A visão de Wigram elimina algumas frescuras vitorianas e enfoca mais na ação, inclusive com elementos presentes nos primeiros textos de Arthur Conan Doyle com o personagem, como sua habilidade no boxe e na esgrima. Leia uma crítica prévia e veja cenas do filme, que estreia aqui em 8 de janeiro.

Na terceira colocação, com excelentes 50 milhões de dólares, ficou Alvin e os Esquilos 2. O filme já soma 77 milhões, somando a bilheteria de quinta-feira. Na trama, Alvin e seus irmãos são forçados a deixar os palcos depois que Dave se acidenta e decide mandá-los para a escola. Lá, entram em um concurso musical - mas concorrem com uma atração descoberta por seu antigo empresário: as Esquiletes! Veja o teaser do filme, que estreia aqui em 8 de janeiro.

A comédia Simplesmente Complicado (It's Complicated), também estreante, ficou com a quarta posição com 22 milhões. Filme da roteirista e diretora Nancy Meyers, a produção é estrelada por Meryl Streep, Steve Martin e Alec Baldwin. Na história, depois de dez anos divorciada de Jake (Baldwin), Jane (Streep) se deixa levar pela festa de formatura de seu filho e volta com Jake, que agora está casado com uma garota muito mais nova. Jane vira a outra, e parece viver uma nova paixão com Jake, mas entra em sua vida Adam (Martin), que se apaixona por Jane. O filme estreia em 26 de fevereiro no Brasil. Assista a clipes.

Fechando o Top 5, Amor Sem Escalas (Up in the Air) subiu da oitava posição, empurrado pelas indicações ao Globo de Ouro 2010 e pelo falatório de possíveis Oscar no ano que vem. No filme, acompanhamos Ryan Bingham (George Clooney), um Conselheiro de Transições de Carreira - seu trabalho é despedir pessoas. Ryan voa de uma cidade a outra, de um hotel impessoal a outro, aplicando seu talento em diversas empresas - mas como fica sua própria vida? Assista a clipes e veja trailer e imagens. O estreia por aqui em 22 de janeiro.

Confira abaixo o ranking (valores em milhões de dólares):



Pos. Filme Bilheteria
25-27/12
Bilheteria
Total
Custo
1 Avatar $75,00 $212,26 -
2 Sherlock Holmes $65,38 $65,38 -
3 Alvin e os Esquilos 2 (Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel) $50,20 $77,05 -
4 Simplesmente Complicado (It's Complicated) $22,11 $22,11 -
5 Amor Sem Escalas (Up in the Air) $11,75 $24,51 $25
6 O Lado Cego (The Blind Side) $11,73 $184,38 $29
7 A Princesa e o Sapo (The Princess and the Frog) $8,68 $63,35 $105
8 Nine $5,54 $5,92 $80
9

Cadê os Morgans? (Did You Hear About The Morgans?)

$5,00 $15,59 $58
10 Invictus $4,39 $23,36 $60

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.