A bilheteria norte-americana de hoje parece algo saído de um texto religioso... e na sétima semana, Cristo venceu o demônio...
Deixando as profecias de lado, o feriado de Páscoa fez ressuscitar A Paixão de Cristo, o filme de Mel Gibson sobre as 12 horas finais de Jesus. A produção estava na sexta colocação na semana passada mas voltou ao primeiro lugar no ranking, desbancando Hellboy, a adaptação para as telas das HQs de Mike Mignola, que caiu para a vice-liderança.
A produção religiosa de Gibson custou 30 milhões de dólares e já passa de 355 milhões só nos Estados Unidos. O resultado desbanca O Senhor dos Anéis: As duas torres (341,8 milhões) no ranking das maiores bilheterias de todos os tempos por lá e fica logo atrás do sétimo colocado, Jurassic Park (357,6 milhões).
Abaixo de Hellboy, que somou 11 milhões à sua bilheteria, ficou o estreante The Alamo. O épico é baseado na história verídica do cerco a uma pequena missão católica, durante a guerra pela independência do Texas (na época, ainda parte do México). O Alamo foi sitiado pelas forças do ditador mexicano Santa Anna, em 1836 e defendido durante 13 dias por um grupo de rebeldes texanos, liderados pelo coronel Davy Crockett, ao lado de Sam Houston, William B. Travis e pouco menos de trezentos outros soldados de nacionalidades diversas. Com Dennis Quaid (Sam Houston), Billy Bob Thornton (Davy Crockett) e Jason Patric (Jim Bowie) no elenco, o filme, dirigido por John Lee Hancock, fez 9,2 milhões. O resultado é péssimo se considerarmos que o filme entrou em cartaz em circuito normal (2600 salas) e custou 107 milhões de dólares.
Empatado com The Alamo na terceira colocação está outro estreante: Johnson Family Vacation, comédia de estréia do diretor Christopher Erskin, estrelada por Cedric the Entertainer.
Na quarta colocação, Walking Tall, estrelado por The Rock, fez 8,3 milhões. A produção da MGM mostra um ex-soldado das forças especiais (Rock) voltando para sua casa, numa afastada comunidade rural. Entretanto, quando ele chega ao seu destino, descobre que o lugar foi tomado por traficantes e mafiosos. Assim, ele torna-se o novo delegado e resolve libertar a cidade dos malfeitores... armado apenas de um porretão de madeira.
O campeão da semana retrasada, Scooby-Doo 2: Monstros à solta caiu mais 47%, e soma apenas 62 milhões em 21 dias, a mesma quantia que a produção original fez em apenas um fim de semana. Péssimo resultado para o segundo filme dos garotos da Mistério S.A.
Os outros três estreantes tiveram resultados ruins. O fracasso The Whole Ten Yards, continuação do chato Meu vizinho mafioso, fez 6,7 milhões apesar de ter entrado em 2.654 salas. A comédia romântica adolescente Ella Enchanted, estrelada por Anne Hathaway (Os diários da Princesa) obteve 6,1 milhões. Fechando o TOP 10, a comédia The Girl Next Door fez 6 milhões.
Confira
abaixo a bilheteria da semana:
Em milhões de dólares
Pos. | Filme | Bilheteria |
Bilheteria total | Custos prod/mkt |
1 | A Paixão de Cristo (The Passion of the Christ) | $17,08 | $354,87 | $30/$20 |
2 | Hellboy | $11,10 | $41,10 | $66/$25 |
3 | The Alamo | $9,20 | $9,20 | $107/$30 |
4 | Johnson Family Vacation | $9,20 | $11,61 | $12/$8 |
5 | Walking Tall | $8,30 | $28,80 | $46/$25 |
6 | Nem que a vaca tussa (Home on the Range) | $8,19 | $27,50 | - / - |
7 | Scooby-Doo 2: Monstros à solta (Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed) | $8,00 | $62,80 | - / - |
8 | The Whole Ten Yards | $6,72 | $6,72 | $30/$20 |
9 | Ella Enchanted | $6,10 | $6,10 | $35/$15 |
10 | The Girl Next Door | $6,00 | $6,00 | - / - |