Filmes

Notícia

Bill Plympton, o "rei da Animação B", virá ao Brasil

Animador terá mostras no Rio e em São Paulo e ministrará masterclasses

21.03.2016, às 18H19.
Atualizada em 12.11.2016, ÀS 00H02

Chamado de “o Rei da Animação B” nos EUA, onde é encarado como uma espécie de Roger Corman dos desenhos animados, por sua estética debochada e artesanal, o cineasta e cartunista americano Bill Plympton virá ao Brasil em abril para participar de uma retrospectiva de sua obra cinematográfica realizada simultaneamente no Rio de Janeiro, na Caixa Cultural (de 12/4 a 24/4), e em São Paulo, no Cine Caixa Belas Artes (de 14/4 a 20/4).

None

Com curadoria do premiado animador Marão (de Até a China), a mostra reúne 45 títulos, sendo 38 curtas e sete longas-metragens, com destaque para os trabalhos mais festejados da filmografia de Plympton, indicado ao Oscar duas vezes, por Guard Dog, em 2005, e por Your Face, em 1998 (ambos serão projetados). Hoje com 69 anos, Plympton ganhou fãs com longas como Mutant Aliens (sua obra-prima, ganhador do Grand-Prix no Festival de Annecy, na França, em 2001), Cabelo Alto (2004) e Cheatin’ (2013). Neste momento, ele prepara Revengeance, tendo o ator Matthew Modine como dublador. Na passagem pelo território brasileiro, o cineasta vai ministrar duas masterclasses.

"O dado mais importante acerca de Plympton, para os animadores, é saber que existe alguém que, há mais de 30 anos, sobrevive de animação sem produzir filmes infantis, nem apelar para um traço com pintura chapada, de 12 a 24 desenhos por segundo. Ele anima de 6 a 8 desenhos por segundo, todos pintados com lápis de cor, para o público adulto", explica Marão. "Plympton é um ícone mesmo para os animadores que têm técnicas diferentes da dele, porque faz com que acreditemos que dá pra sobreviver animando da nossa própria maneira e estilo." 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.