Corrida Mortal

Diretor de Alien Vs. Predador e Resident Evil faz o Velozes e Furiosos da cadeia

16/10/2008 - 15:00 - Marcelo Hessel

Quem conhece o produtor, roteirista e diretor Paul W. S. Anderson por suas adaptações de games ao cinema, como Mortal Kombat e Resident Evil, não vai estranhar Corrida Mortal (Death Race, 2008). Na verdade, dos filmes de Anderson Corrida Mortal é o que mais se parece com um videogame.

No filme - que em teoria é baseado em Corrida da Morte - Ano 2000 (1975) mas não tem nada a ver com o original - Jason Statham vive um ex-piloto condenado por um crime que não cometeu. Mas ele pode ganhar a liberdade se aceitar correr na tal corrida: uma carniceira disputa em arena fechada, televisionada para o mundo todo, organizada pela diretora da penitenciária (Joan Allen). Como o próprio nome diz, o difícil é chegar vivo à bandeirada final.

As analogias mais visíveis com os videogames vão de itens na pista (defesas e armamentos que se coletam no melhor estilo Mario Kart), passando pelas informações na tela (vinheta da corrida, colocações dos pilotos), até a distribuição dos desafios (depois da morte de alguns corredores surge um "chefe-de-fase", corrida dividida em três estágios, etc.). Mas também o didatismo de Corrida Mortal tem mais a ver com o imediatismo dos games do que com cinema.

A começar pela apresentação de Jason Statham, uma imensa cut-scene. Anderson deve usar, nos primeiros cinco minutos, umas três formas diferentes de nos empurrar que aquele personagem é "um homem bom": trabalhador, bom pai, justo, amigo, amoroso. Chegando na prisão, é o protocolo de sempre: ele vai surrar o cara mau pra marcar terreno, apanhar do guarda e vai ficar amigo do detento sábio/veterano/intelectual.

Anderson não se limita a seguir todas as fórmulas, ele quer deixar tudo bem explicado. Quando a gostosa desce do carro, por exemplo, toca ao fundo um rap com voz feminina, "I'm so sexy...". Quando uma cena vai ser climática, ou já foi, o "detento sábio", vivido por Ian McShane, sempre tem uma frase de efeito: "Senhores, isso vai ser interessante", "Isso que é entretenimento" ou a clássica "Eu adoro esse jogo".

O lado ruim de ficar analisando o filme, ao invés de se deixar anestesiar pelos tiros, é que as trapaças do roteiro irritam, de tão evidentes. Statham tem co-piloto, por exemplo, porque o diretor quer nos explicar do cockpit todas as regras da corrida nos mínimos detalhes. E a diretora da penitenciária tem um ajudante sádico porque ela precisa verbalizar seus planos, deixar claro o que pretende com o herói (e vilão que fala sozinho é cientista maluco ou saído de paródias de 007).

Corrida Mortal é uma ordenação sem fim de didatismos que subestimam a capacidade do espectador de entender algo por si próprio (sem contar a clicheria, claro, do ajudante nerd, do mecânico latino, das equipes divididas entre negros, orientais e russos, etc.). E como o filme tem formato de jogo, Anderson ainda nos dá o replay daquela cena marcante da corrida. É o hiperdidatismo.

Ou seja, se você se contenta com uma gostosa em câmera lenta, vá em frente. Se não gosta que te tratem como idiota, vá jogar um videogame de verdade.

Clipes

Veja também:
Corrida Mortal
Corrida Mortal
Resident Evil: O Hóspede Maldito
Resident Evil: O Hóspede Maldito
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Imagens (43)

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - Esquadrão Suicida | David Ayer publica foto de toda a equipe para celebrar término das filmagens

    Esquadrão Suicida | David Ayer publica foto de toda a equipe para celebrar término das filmagens
    Longa chega aos cinemas em 2016
  2. 2 - Vingadores: Guerra Infinita | Josh Brolin promete levar a ira de Thanos a todos os heróis da Marvel
  3. 3 - Homem-Aranha | "Sempre quis que herói voltasse para a Marvel no cinema", diz Andrew Garfield [ATUALIZADA]
  4. 4 - Guns N' Roses | Formação clássica da banda pode se reunir em 2016
  5. 5 - Wes Craven, diretor de Pânico e A Hora do Pesadelo, morre aos 76 anos
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

Homem Aranha mascaras 52 anos
homem-aranha
Concussion-poster.jpg
Concussion
wes-craven-and-drew-barrymore-on-set-scream-1996.jpg
wes-craven
CNrK-ztWsAAKmVX.jpg
Star-Wars-VII
incredible-hulk-08_03.jpg
Linha do Tempo da Marvel no Cinema
Game-of-Thrones-6a-temporada-bastidores-05.jpg
Game-of-Thrones
Uma Cilada Para Roger Rabbit
Mundo Real Vs Mundo Animado
LeonardNimoy-1951QueenForADay.jpg
leonard-nimoy
avengers-age-of-ultron.jpg
Vingadores-Era-de-Ultron
Captura de Tela 2015-08-22 às 16.44.57.png
Novo filme de Woody Allen
harry potter reliquias da morte 22092010 21
harry-potter-e-as-reliquias-da-morte
Irracional-Man-14julho2015-10.jpg
irrational-man
Publicidade