Filmes

Artigo

Curtindo a Vida Adoidado e uma breve história das cenas pós-créditos no cinema

Piadinhas, epílogos e ganchos para franquias

10.06.2016, às 19H51.

Curtindo a Vida Adoidado completa 30 anos neste sábado (11) como um dos filmes mais celebrados da década de 80. Com roteiro e direção de John Hughes, o filme estrelado por Matthew Broderick tem uma coleção de momentos e frases memoráveis, incluindo a sua cena pós-créditos, com Ferris quebrando novamente a quarta parede para mandar o público para casa. O trecho é referência nesse tipo de "easter egg" (que funciona, na verdade, como uma forma de fazer a audiência prestigiar o nome de todos que trabalharam no filme), figura em todas as listas do gênero e, recentemente, recebeu uma homenagem em Deadpool:

Curtindo a Vida Adoidado

Deadpool

As primeras cenas pós-creditos apareceram entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980, usadas como uma piada extra ou um aceno para um personagem menor, como em Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu (1980). Em O Enigma da Pirâmide (Young Sherlock Holmes, 1985) esse recurso já começa a ser usado para criar um gancho para uma possível sequência, com a revelação de que o Professor Rathe (Anthony Higgins) seria Moriarty. 

Há também o uso estabelecido em Muppets: O Filme (1979) em que os créditos funcionam como um epílogo. Em Os Caça-Fantasmas (1984), o grupo celebra a sua vitória pelas ruas de Nova York, e em Escola de Rock (2003), o professor Dewey Finn e seus alunos tocam "It's a Long Way to the Top", mostrando como a aulas tiveram continuidade após a sua última apresentação (veja aqui). Anjos da Lei 2 (2014) segue na mesma linha, aproveitando para fazer piada com a continuidade da franquia:

Na Pixar, os créditos podem ser uma piada extra - como os erros de gravação de Vida de Inseto (1998) (veja aqui) e as diversas consciências de Divertida Mente (2015) (veja aqui) -  ou um epílogo, com o desfecho dos personagens em Toy Story 3 (2010). 

Hoje, as cenas pós-creditos são um recurso das franquias, principalmente nos filmes de herói, para instigar o público para o seu próximo título. Quem vai ao cinema passou a ficar na dúvida se deve levantar ou não da cadeira após o final do longa. Para fazer o link com as suas próximas produções, o Marvel Studios tem inclusive multiplicado as cenas pós-creditos. Capitão América: Guerra Civil, por exemplo, teve duas (mas os rumores chegaram a apontar três) que servem como epílogo/teaser para Pantera Negre a Homem-Aranha. O vídeo abaixo reúne todos os trechos pós-creditos dos filmes Casa das Ideias até Homem-Formiga (que também contou com duas cenas, uma para apresentar a nova Vespa e outra para divulgar Guerra Civil, com uma cena que acabou no filme).

 E você, fica no cinema para esperar a cena pós-créditos?

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.