Do Outro Lado

Em seu primeiro longa de ficção depois de Contra a Parede, Fatih Akin se rende à trama "inteligente"

03/07/2008 - 17:00 - Marcelo Hessel

Não é difícil entender por que o roteirista e diretor Fatih Akin levou o prêmio em Cannes de melhor roteiro por Do Outro Lado ( Auf der Anderen Seite , 2007). É uma típica trama à la Babel que chama atenção para sua própria engenhosidade em traçar pontes entre histórias paralelas.

O filme se divide em dois capítulos. No primeiro, em Bremen, na Alemanha, Nejat Aksu ( Baki Davrak ), um descendente de turcos, leciona alemão em uma faculdade local. E um caixão é desembarcado de um avião em Istambul. No segundo capítulo, Nejat retorna para a Turquia onde vira dono de uma livraria especializada em livros escritos em alemão. E um caixão agora é carregado em um avião em Istambul.

É dessa mistura sem fronteiras de pátrias e culturas, permeada de morte, que Do Outro Lado trata. Contar mais do que isso seria não só desleal com o leitor, como desnecessário.

A certa altura uma personagem relembra que a Turquia está batalhando para ser aceita na União Européia. Akin adiciona aí um elemento factual que casa bem com a história de tolerância, solidariedade, perda, identidade e pertencimento que o cineasta - não por acaso um alemão de ascendência turca - está tentando contar. Uma bela história, essa. Se há uma ressalva a fazer ao filme, não é por sua opção de conteúdo, mas de forma.

Do Outro Lado é o primeiro longa de ficção de Akin desde o sucesso mundial de Contra a Parede , de 2004. No meio tempo ele assinou um curta na coletânea Visões da Europa e dirigiu o documentário Atravessando a Ponte - O Som de Istambul . O cineasta precisava, portanto, suprir as expectativas de todos como contador de história. Para aderir às tramas interligadas (e espetaculosas) da escola Iñárritu era apenas um passo.

E do mexicano Akin herda a discutível obsessão por colocar as engrenagens da trama acima dos personagens, de submetê-los ao peso dos mais pessimistas acasos. Dizer que Akin mata duas personagens deliberadamente não é estragar surpresas do filme. O próprio diretor começa cada um dos segmentos do filme anunciando, como num subtítulo, a morte das duas.

É como se quisesse amenizar o impacto da violenta gratuidade com que elimina as personagens pelas quais nos afeiçoávamos. Acontece que não dá pra tirar do bolso um Deus ex machina só pela metade. Ou se opta pela mão forte do narrador-manipulador ou se opta pelo naturalismo da câmera que segue a ação sem essa impressão incômoda e constante de interferência.

Do Outro Lado peca porque não consegue escolher um ou outro. A forma como Nejat viaja de trem ou carro, pedindo sanduíches de queijo e discutindo Goethe, tem a ver com trama aberta. Já as cenas de revolta popular e as mortes que Akin encaixa no seu apertado quebra-cabeças são o oposto. E não há como acomodar o cosmopolitismo bem-resolvido e o mal-estar da globalização num mesmo filme.

Veja também:
Do Outro Lado
Do Outro Lado
Do Outro Lado
Do Outro Lado
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - Os Caça-Fantasmas | Conheça o elenco feminino do remake! [ATUALIZADO]

    Os Caça-Fantasmas | Conheça o elenco feminino do remake! [ATUALIZADO]
    Kristen Wiig, Melissa McCarthy, Kate McKinnon e Leslie Jones negociam para formar as novas Ghostbusters; Peter Dinklage e Bill Murray são cotados para os papéis masculinos
  2. 2 - Quarteto Fantástico ganha seu primeiro trailer
  3. 3 - ID Forever | Sequência de Independence Day deve ser estrelada por Liam Hemsworth
  4. 4 - Steve Jobs (2015)
  5. 5 - Quarteto Fantástico | Stan Lee adorou a ideia de fazer um filme mais sério, diz diretor do reboot
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

2A_serbian_film_006.jpg
Filmes-polemicos
The-Lazarus-Effect-27jan2015-07.jpg
the-lazarus-effect
Child-44-16Dez2013_02.jpg
child-44
TS0220_v079_1080.jpeg
quarteto-fantastico-filme
O-Destino-Jupiter-41.jpg
jupiter-ascending
30056c4dc37b5c96a88fa5698041517976bf3a71.jpg
ted-2
Wild-Card-cartaz.jpg
wild-card
pQfRSoC.jpg
gotham
The-devils-violinist.jpg
a-semana-la-fora-cinema-26-01
Batman-V-Superman-20jan2015.jpg
batman-superman-filme
Vingadores-Era-do-Ultron-scan-Empire.jpg
Vingadores: Era de Ultron
Deadpool-filme-teste-BTS.jpg
deadpool-filme
Publicidade