Evocando espíritos

O que é pior, assombração ou um câncer na adolescência?

16/04/2009 - 16:00 - Marcelo Hessel

O que é pior? Assombração ou um câncer na adolescência? Para quem já não aguenta os mesmos terrores sobrenaturais, com os fantasmas cabeludos, pálidos e esganiçados de sempre, Evocando Espíritos parte de uma premissa interessante: o contato com o Além associado ao avanço terminal da doença.

A história, roteirizada por Tim Metcalfe ( A vingança dos nerds , Kalifornia ) e Adam Simon , reconta o caso verídico de uma família forçada a se mudar para perto da clínica no Estado de Connecticut onde seu filho está sendo tratado de câncer. Eles alugam um casarão que antes funcionava como funerária. Ali, Matt ( Kyle Gallner ) começa a sofrer alucinações, vislumbres de uma roda mediúnica. A família entende que são só efeitos colaterais do tratamento.

A direção do iniciante Peter Cornwell não economiza nos clichês da encenação de terror - vultos, violinos agudos na hora do susto, portas e assoalho rangendo... O que dá mais pavor, porém, a princípio, não está na casa: é o maquinário que engole Matt na clínica, como um aparelho de tortura medieval adaptado para a medicina de 1987, época em que a história se ambienta. A aproximação da morte dá mais medo na impessoalidade de um hospital do que dentro de casa - ainda que seja uma casa mal-assombrada.

Quando entra em cena o impagável Elias Koteas ( Crash - Estranhos Prazeres ), no papel obrigatório do personagem estranho e solitário que explica o mistério para os protagonistas - sim, porque em Evocando Espíritos uma hora todo mundo vira detetive e começa a revirar o passado dos mortos, pra variar - já sabemos que a medicina não vai dar conta de resolver a questão. A exemplo do recente Alma Perdida , onde termina o trabalho dos médicos começa o dos paranormais, fórmula que originalmente remete a O Exorcista , filme que Cornwell todo instante tenta evocar.

Apesar da clicheria, da trilha sonora genérica e de subtramas capengas (o pai que bebe é jogado meio ao acaso), a força da premissa persiste. Tão impactante quanto as manifestações sobrenaturais são as manchas e as feridas no corpo deteriorado de Matt. Não por acaso, o momento mais intenso do filme, já evidente no pôster animado , é aquele em que o duplo de Matt bota da boca pra fora uma massa cinza de ectoplasma.

Seguindo a metáfora que Evocando Espíritos martela desde o começo, podemos interpretar o fenômeno como a manifestação física, ainda que numa era pregressa, da doença de Matt. É a representação do tumor, esse mal acima dos demais.

Veja também:
Evocando Espíritos
Evocando Espíritos
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - Vingadores: Era de Ultron tem novas imagens

    Vingadores: Era de Ultron tem novas imagens
    Longa chega aos cinemas em 30 de abril
  2. 2 - Quarteto Fantástico ganha seu primeiro trailer
  3. 3 - Capitão América: Guerra Civil | Robert Downey Jr. fala sobre o papel do Homem de Ferro no longa
  4. 4 - The Last of Us | Autor diz que filme será fiel ao game
  5. 5 - Quarteto Fantástico | Novo filme ganha sua primeira imagem oficial
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

Wild-Card-cartaz.jpg
wild-card
pQfRSoC.jpg
gotham
TS0220_v079_1080.jpeg
quarteto-fantastico-filme
The-devils-violinist.jpg
a-semana-la-fora-cinema-26-01
Batman-V-Superman-20jan2015.jpg
batman-superman-filme
Vingadores-Era-do-Ultron-scan-Empire.jpg
Vingadores: Era de Ultron
Deadpool-filme-teste-BTS.jpg
deadpool-filme
Capitao-America-Guerra-Civil-logo.jpg
capitao-america-guerra-civil-filme
Slow West 24 de Janeiro de 2015.jpg
slow-west
Shes-Funny-That-Way-05.jpg
shes-funny-that-way
Capitao-America-Vingadores-Era-de-Ultron-Hot-Toys-14.jpg
Vingadores: A Era de Ultron | Hot Toys
Foo-Fighters-capa-do-album-Wasting-Light.jpg
foo-fighters
Publicidade