Filmes

Notícia

Executivos listam os melhores roteiros não produzidos de 2009

Biografia do criador dos Muppets é o roteiro inédito preferido nos corredores de Hollywood

20.12.2009, às 00H00.
Atualizada em 05.12.2016, ÀS 18H00

A Black List, a lista anual dos roteiros que os executivos de Hollywood escolheram como os melhores apresentados durante o ano, mas que ainda não se tornaram filmes, soltou a sua mais recente edição.

A lista ainda é jovem. Franklin Leonard, executivo da Universal, a criou em 2005 quando era o executivo de desenvolvimento da Appian Way, a produtora de Leonardo DiCaprio, e seu trabalho era ler roteiros e selecionar os mais promissores. Chateado com o tédio do material que estava recebendo, Leonard solicitou aos seus contatos que lhe enviassem listas dos 10 melhores roteiros escritos aquele ano e que ainda não haviam sido produzidos. Como em tudo em Hollywood, a lista inicialmente anônima circulou rapidamente e ganhou fama.

Black list

None

O poder da Black List, uma alusão à lista negra dos diretores expulsos de Hollywood por envolvimento com o comunismo nos anos 50, vem da quantidade de roteiros listados que se transformaram em filmes. Estima-se que dezenas de milhares de roteiros são escritos anualmente, e a maioria deles jamais chegará às mãos de um leitor dos estúdios. Mas quase 40% dos roteiros da Black List de 2005 e 30% da lista de 2006 já chegou às telas e outros estão sendo produzidos. Ao todo, 67 roteiros da lista de 2005 viraram filme entre 2006 e 2008.

Outro ponto a favor da lista é a quantidade de filmes, nascidos dos roteiros escolhidos da Black List, que foram premiados. Em 2006 e 2007, quase a metade dos Oscars das categorias principais foram para roteiros citados na Black List. Entre os sucessos estão A Rainha, sétimo lugar da lista de 2005, Pequena Miss Sunshine, Oscar de roteiro e 43º lugar também da lista de 2005, e Juno, segundo lugar da lista de 2006 e vencedor do prêmio de melhor roteiro.

A versão 2009 da Black List contou com a contribuição de mais de 300 executivos de cinema. No topo da lista está The Muppet Man, biografia de Jim Henson escrita por Christopher Weekes. Entre os autores conhecidos está The Social Network, adaptado por Aaron Sorkin, criador de The West Wing, a partir do livro sobre a criação do Facebook. O roteiro, na verdade, já está em produção - saiba mais.

A seguir, os 10 primeiros colocados entre os cem relacionados na Black List de 2009:

1. The Muppet Man

Autor: Christopher Weekes

Biografia de Jim Henson, criador dos Muppets.

2. The Social Network

Autor: Aaron Sorkin

Biografia de Mark Zuckerberg e a criação do Facebook, incluindo as acusações de colegas de Harvard de que ele roubou a ideia. O roteiro já está em produção na Sony Pictures.

3. The Voices

Autor: Michael R. Perry

Um homem esquizofrênico mata uma mulher por acidente e passa a considerar os conselhos de seus animais, um gato e um cachorro, sobre como esconder o corpo. Outro roteiro já em desenvolvimento, este pela Vertigo.

4. Prisoners

Autor: Aaron Guzikowski

Suspense sobre um homem que prende e tortura o suspeito do sequestro de sua filha, sem saber se está com o verdadeiro culpado.

5. Cedar Rapids

Autor: Phil Johnston

Comédia sobre um corretor de seguros sem grandes realizações na vida que ganha a chance de se destacar quando é escolhido para representar sua empresa numa convenção. Outro roteiro já em produção com Miguel Arteta na direção, Ed Helms no papel principal e John C. Reilly, Anne Heche e Sigourney Weaver no elenco.

6. Londongrad

Autor: David Scarpa

Adaptação do livro The Terminal Spy: A True Story of Espionage, Betrayal and Murder, de Alan Cowell, sobre a vida de Alexander Litvinenko, o ex-espião soviético que acusou Putin de chegar ao poder pelo terrorismo e de envenená-lo com material radioativo. O roteiro tem seus direitos provisórios comprados pela Warner.

7. L.A.Rex

Autor: Will Beall

Outro roteiro baseado em um livro, este escrito pelo próprio Beall, sobre uma dupla de policiais típica, composta por um novato e um experiente. Scott Rudin está interessado em produzir a história com a Paramount.

8. Desperados

Autora: Ellen Rapoport

Uma advogada na casa dos 30 fica apavorada quando o namorado não entra em contato após a primeira noite e envia um e-mail zangado, mas descobre que o pobre coitado está internado num hospital mexicano. Correndo contra o tempo para apagar o e-mail antes que seja lido, ela e um grupo de amigas parte para o México. O projeto tem Isla Fisher e Mark Gordon no elenco e Universal na produção.

9. The Gunslinger

Autor: John Hlavin

Um ranger do Texas é torturado e morto, levando seu irmão mais velho, Sam, a planejar uma vingança contra um chefe do tráfico de drogas. Como resultado de sua vingança, Sam passa sete anos preso, além de perder um olho e a mão direita, além de colocar sua família em perigo. Outro projeto que está nas mãos da Warner.

10. Empatados:

By Way of Helena

Autor: Matt Cook

Mais um ranger do Texas estrela uma história, agora com umo parte de um casal enviado para a cidade de Helena para investigar o aparecimento de vários corpos de mexicanos no rio. O roteiro foi comprado pelo bilionário russo Sergei Gordeev.

The Days Before

Autor: Chad St. John

Um homem do futuro visita continuamente o mesmo dia no passado para tentar evitar que uma raça alienígena de viajantes no tempo destrua a humanidade. Descrito como uma mistura de De Volta Para o Futuro e Independence Day com um orçamento enorme, o roteiro tem seus direitos provisórios comprados pela Warner e vários diretores de filmes de ação interessados.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.