Filmes

Notícia

Festival de Cannes | "Quanto pior estiver o mundo, mais a magia se faz necessária", diz Spielberg

Cineasta defende o poder redentor das fábulas ao lançar O Bom Gigante Amigo na Croisette

14.05.2016, às 12H39.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Uma das apostas mais altas do mercado exibidor em 2016 por marcar o regresso de Steven Spielberg ao terreno fabular das aventuras infanto-juvenis, O Bom Gigante Amigo fez do Festival de Cannes um palco de luxo para sua première mundial na manhã deste sábado. Com base na literatura de Roald Dahl, a superprodução dos estúdios Disney trouxe o midas das bilheterias e seu novo ator-fetiche, Mark Rylance (de Pontes de Espiões), à Croisette, onde o cineasta fez uma defesa aguerrida sobre a importância da fantasia no mundo contemporâneo.

None

"Quanto pior o mundo estiver mais a magia se faz necessária como um alimento para a esperança", disse o cineasta, num bate-papo com a imprensa, no qual não desgrudava de sua estrela-mirim, Ruby Barnhill.

Ela interpreta Sophie, órfã que embarca numa jornada para aprender a arte de sonhar ao conhecer um gigante cheio de  empenho para preservar o encatamento da menina. A criatura toma emprestado feições, olhares, voz e gestos de Rylance, numa técnica de animação por motion capture.

"Fazer este filme foi uma forma de visitar o terreno da imaginação a partir da prosa de Dahl, que eu lia para meus filhos quando eles eram pequenos. Filmo essa fábula buscando ser universal. No fundo, é uma grande história de amor, que espelha uma típica relação entre avô e neta", diz Spielberg, lembrando que, muito antes do projeto, a filha de Rylance fez um filme caseiro com o ator se passando por um gigante.

"Escolher atores é uma arte tão sofisticada quanto dirigir: é importante saber que parceiros escalar. E a troca com Mark tem sido ótima. É singular acompanhar a evolução de um ator que faz um personagem cruel e frio, como o espião dele em pontes, e, depois, consegue surpreender como um doce gigante".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.