Vai ter Brasil na disputa pela Palma de Ouro do 69º Festival de Cannes (11 a 22 de maio): Aquarius, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, com a diva Sônia Braga, vai disputar uma das láureas mais cobiçadas e prestigiadas da indústria audiovisual levando para a Croisette a saga de uma jornalista aposentada cujo edifício onde mora é cobiçado por uma construtora. O último brasileiro a disputar o prêmio com um longa foi Walter Salles, em 2012, com Na Estrada, que não era falado português. Vai ter sangue nacional também na briga pela Palma dos curtas-metragens, com A Moça Que Dançou com o Diabo, produção paulista de João Paulo Maria Miranda. Ainda há filmes a serem divulgados em mostras paralelas e – cogita-se – uma dessas vagas já estaria reservada para o documentário carioca Cinema Novo, de Eryk Rocha, sobre o movimento que conduziu a estética cinematográfica do país à modernidade nos anos 1960.
Em uma nota de esclarecimento à imprensa, acerca da competição, enviada pela assessoria de imprensa do longa, Mendonça declarou: “Rodamos Aquarius em agosto e setembro do ano passado, e a montagem começou logo depois. Foram seis meses de excelente trabalho com o montador Eduardo Serrano e o filme está na fase final de pós-produção. Poder estreá-lo em Cannes é um momento muito feliz desse processo, que teve início há três anos, com a primeira versão do roteiro, escrito por mim. Fico ainda mais feliz por toda a nossa equipe formada por gente de todo o Brasil, e especialmente por artistas e técnicos pernambucanos. Fico feliz também por Sonia Braga. Quero que esse filme seja muito bom para essa artista maravilhosa e para a pessoa incrível que ela é. Antes, eu era apenas um fã, agora ganhei ainda uma amiga”.
Entre os longas-metragens, Mendonça terá uma lista de adversários de peso: The Last Face, de Sean Penn; Elle, de Paul Verhoeven; La Fille Inconnue, de Jean-Pierre e Luc Dardenne; Ma Loute, de Bruno Dumont; Julieta, de Pedro Almodóvar; Bacalaureat, de Cristian Mungiu; The Handmaid, de Park Chan-Wook; Loving, de Jeff Nichols; Ma’Rosa, de Brillante Mendoza; Paterson, de Jim Jarmusch; Juste la Fin du Monde, de Xavier Dolan; Toni Erdmann, de Maren Ade; Sierra Nevada, de Cristi Piu; Mal de Pierres, de Nicole Garcia; Neon Demon, de Nicolas Winding Refn; American Honey, de Andrea Arnold; Personal Shopper, de Olivier Assayas; Rester Vertical, de Alain Giraudie; e I, Daniel Blake, de Ken Loach. Pela primeira vez na história de Cannes, o ganhador da Palma dourada vai ser projetado no encerramento do evento, numa sessão de gala no Palais des Festivals, o centro nervoso do evento francês, cuja curadoria é feita por Thierry Frémaux, seu diretor artístico.
A ser inaugurado com uma projeção hors-concours Café Society, de Woody Allen, o festival deste ano trouxe uma seleta invejável também fora de concurso: O Grande Gigante Amigo, de Steven Spielberg; Jogo do Dinheiro, de Jodie Foster; e Dois Caras Legais, de Shane Black.
Também competitiva, a segunda mostra mais disputada de Cannes, chamada Un Certain Regard (Um Certo Olhar) reúne os seguintes títulos este ano:
Varoonegi, de Behnam Behzadi; Apprentice, de Boo Junfeng; Voir Du Pays, de Delphine & Muriel Coulin; La Danseuse, de Stéphanie Di Giusto; Eshtebak, de Mohamed Diab; The Red Turtle, de Michael Dudok De Wit; Fuchi Ni Tatsu, de Fukada Kôji; Omor Shakhsiya, de Maha Haj; Me’ever Laharim Vehagvaot, de Eran Kolirin; After The Storm, de Hirokazu Kore-Eda; Hymyilevä Mies, de Juho Kuosmanen; La Larga Noche De Francisco Sanctis, de Francisco Márquez & Andrea Testa; Caini, de Bogdan Mirica; The Transfiguration, de Michael O’Shea; Captain Fantastic, de Matt Ross; e Uchenik, de Kirill Serebrennikov.
Na seção Midnight Screenings, com longas mais próximos do horror ou do underground entraram, o documentário Gimme Danger, no qual Jim Jarmusch (já anunciado em competição com Patterson) fala sobre Iggy Pop, e o thriller coreano The Train To Busan, de Yeon Sang-Ho. Críticas sociais lotam a seara Special Screenings, na qual entraram L’Ultima Spiaggia, de Thanos Anastopoulos e Davide Del Degan; Hissein Habré, Une Tragédie Tchadienne, de Mahamat-Saleh Haroun; La Mort De Louis XIV, de Albert Serra; e Le Cancre, de Paul Vecchiali.
A lista de longas concorrentes à Palma de Ouro:
- The Last Face, de Sean Penn;
- Aquarius, de Kléber Mendonça Filho;
- Elle, de Paul Verhoeven;
- La Fille Inconnue, de Jean-Pierre e Luc Dardenne;
- Ma Loute, de Bruno Dumont;
- Julieta, de Pedro Almodóvar;
- Ma’Rosa, de Brillante Mendoza;
- The Handmaid, de Park Chan-Wook;
- Loving, de Jeff Nichols;
- Paterson, de Jim Jarmusch;
- Juste la Fin du Monde, de Xavier Dolan;
- Neon Demon, de Nicolas Winding Refn;
- Sierra Nevada, de Cristi Piu;
- Toni Erdmann, de Maren Ade;
- Mal de Pierres, de Nicole Garcia;
- Bacalaureat, de Cristian Mungiu;
- American Honey, de Andrea Arnold;
- Personal Shopper, de Olivier Assayas;
- Rester Vertical, de Alain Giraudie;
- I, Daniel Blake, de Ken Loach.