Filmes

Notícia

Festival de Cannes terá filme brasileiro entre concorrentes à Palma de Ouro

Aquarius, de Kléber Mendonça Filho, está entre os filmes selecionados

14.04.2016, às 08H47.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Vai ter Brasil na disputa pela Palma de Ouro do 69º Festival de Cannes (11 a 22 de maio): Aquarius, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, com a diva Sônia Braga, vai disputar uma das láureas mais cobiçadas e prestigiadas da indústria audiovisual levando para a Croisette a saga de uma jornalista aposentada cujo edifício onde mora é cobiçado por uma construtora. O último brasileiro a disputar o prêmio com um longa foi Walter Salles, em 2012, com Na Estrada, que não era falado português. Vai ter sangue nacional também na briga pela Palma dos curtas-metragens, com A Moça Que Dançou com o Diabo, produção paulista de João Paulo Maria Miranda. Ainda há filmes a serem divulgados em mostras paralelas e – cogita-se – uma dessas vagas já estaria reservada para o documentário carioca Cinema Novo, de Eryk Rocha, sobre o movimento que conduziu a estética cinematográfica do país à modernidade nos anos 1960. 

None

Em uma nota de esclarecimento à imprensa, acerca da competição, enviada pela assessoria de imprensa do longa, Mendonça declarou: “Rodamos Aquarius em agosto e setembro do ano passado, e a montagem começou logo depois. Foram seis meses de excelente trabalho com o montador Eduardo Serrano e o filme está na fase final de pós-produção. Poder estreá-lo em Cannes é um momento muito feliz desse processo, que teve início há três anos, com a primeira versão do roteiro, escrito por mim. Fico ainda mais feliz por toda a nossa equipe formada por gente de todo o Brasil, e especialmente por artistas e técnicos pernambucanos. Fico feliz também por Sonia Braga. Quero que esse filme seja muito bom para essa artista maravilhosa e para a pessoa incrível que ela é. Antes, eu era apenas um fã, agora ganhei ainda uma amiga”.

Entre os longas-metragens, Mendonça terá uma lista de adversários de peso: The Last Face, de Sean Penn; Elle, de Paul Verhoeven; La Fille Inconnue, de Jean-Pierre e Luc Dardenne; Ma Loute, de Bruno Dumont; Julieta, de Pedro Almodóvar; Bacalaureat, de Cristian Mungiu; The Handmaid, de Park Chan-Wook; Loving, de Jeff Nichols; Ma’Rosa, de Brillante Mendoza; Paterson, de Jim Jarmusch; Juste la Fin du Monde, de Xavier Dolan; Toni Erdmann, de Maren Ade; Sierra Nevada, de Cristi Piu; Mal de Pierres, de Nicole Garcia; Neon Demon, de Nicolas Winding Refn; American Honey, de Andrea Arnold; Personal Shopper, de Olivier Assayas;  Rester Vertical, de Alain Giraudie;  e I, Daniel Blake, de Ken Loach. Pela primeira vez na história de Cannes, o ganhador da Palma dourada vai ser projetado no encerramento do evento, numa sessão de gala no Palais des Festivals, o centro nervoso do evento francês, cuja curadoria é feita por Thierry Frémaux, seu diretor artístico.

A ser inaugurado com uma projeção hors-concours Café Society, de Woody Allen, o festival deste ano trouxe uma seleta invejável também fora de concurso: O Grande Gigante Amigo, de Steven Spielberg; Jogo do Dinheiro, de Jodie Foster; e Dois Caras Legais, de Shane Black.

Também competitiva, a segunda mostra mais disputada de Cannes, chamada Un Certain Regard (Um Certo Olhar) reúne os seguintes títulos este ano:

Varoonegi, de Behnam Behzadi; Apprentice, de Boo Junfeng; Voir Du Pays, de Delphine & Muriel Coulin; La Danseuse, de Stéphanie Di Giusto; Eshtebak, de Mohamed Diab; The Red Turtle, de Michael Dudok De Wit; Fuchi Ni Tatsu, de Fukada Kôji; Omor Shakhsiya, de Maha Haj; Me’ever Laharim Vehagvaot, de Eran Kolirin; After The Storm, de Hirokazu Kore-Eda; Hymyilevä Mies, de Juho Kuosmanen; La Larga Noche De Francisco Sanctis, de Francisco Márquez & Andrea Testa; Caini, de Bogdan Mirica; The Transfiguration, de Michael O’Shea; Captain Fantastic, de Matt Ross; e Uchenik, de Kirill Serebrennikov.

Na seção Midnight Screenings, com longas mais próximos do horror ou do underground entraram, o documentário Gimme Danger, no qual Jim Jarmusch (já anunciado em competição com Patterson) fala sobre Iggy Pop, e o thriller coreano The Train To Busan, de Yeon Sang-Ho. Críticas sociais lotam a seara Special Screenings, na qual entraram L’Ultima Spiaggia, de Thanos Anastopoulos e Davide Del Degan; Hissein Habré, Une Tragédie Tchadienne, de Mahamat-Saleh Haroun; La Mort De Louis XIV, de Albert Serra; e Le Cancre, de Paul Vecchiali

A lista de longas concorrentes à Palma de Ouro:

  • The Last Face, de Sean Penn;
  • Aquarius, de Kléber Mendonça Filho;
  • Elle, de Paul Verhoeven;
  • La Fille Inconnue, de Jean-Pierre e Luc Dardenne;
  • Ma Loute, de Bruno Dumont;
  • Julieta, de Pedro Almodóvar;
  • Ma’Rosa, de Brillante Mendoza;
  • The Handmaid, de Park Chan-Wook;
  • Loving, de Jeff Nichols;
  • Paterson, de Jim Jarmusch;
  • Juste la Fin du Monde, de Xavier Dolan;
  • Neon Demon, de Nicolas Winding Refn;
  • Sierra Nevada, de Cristi Piu;
  • Toni Erdmann, de Maren Ade;
  • Mal de Pierres, de Nicole Garcia;
  • Bacalaureat, de Cristian Mungiu;
  • American Honey, de Andrea Arnold;
  • Personal Shopper, de Olivier Assayas;
  • Rester Vertical, de Alain Giraudie;
  • I, Daniel Blake, de Ken Loach.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.