Filmes

Notícia

J.K. Rowling enfrenta mais uma acusação de plágio

Muralista irlandês diz ter apresentado livro à escritora ainda na época da Anistia

30.12.2009, às 00H00.
Atualizada em 31.12.2016, ÀS 09H01

Depois de responder a acusações de plágio e processar outros pelo mesmo motivo, J.K. Rowling termina 2009 envolvida em mais um caso do gênero.

A acusação agora partiu do muralista irlandês William Kelly, parte do grupo The Bogside Artists. O grupo, formado por William, seu irmão Tom Kelly e Kevin Hasson, é famoso pela criação de 12 murais na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, com cenas do conflito entre irlandeses e ingleses no período batizado de The Troubles.

travels with li po

None

Além de muralista, William Kelly é autor de Travels with Li Po, que ele diz ter encaminhado à Anistia Internacional em Londres em 1990. Kelly alega que foi lá que Joanne Rowling conheceu seu livro e teria lhe enviado uma carta para dizer que a Anistia não publicaria o volume. Assim como Harry Potter, o livro de Kelly tem como personagem principal um órfão, Owen Muldoon, que não sabe que é feiticeiro e é treinado em um universo paralelo.

Kelly diz que não revelou nada antes devido à situação política na Irlanda e o seu envolvimento com o Bogside Artists. O autor garante que seu objetivo não é tirar dinheiro da autora de Harry Potter, mas defender a liberdade de expressão e tomar uma posição contra a "tirania legalizada" e a supressão dos direitos democráticos.

Kelly listou as semelhanças entre seu livro e Harry Potter e a Pedra Filosofal em um documento linkado no site dos Bogside Artists e acusa a imprensa britânica de não publicar nada sobre o caso por medo.

Não se sabe ainda qual será a ação dos advogados de Joanne Rowling a esta nova acusação, já que William Kelly diz que não iniciará um processo legal contra a escritora. Rowling de fato trabalhou na Anistia Internacional após terminar a universidade e informa em seu site que deixou o emprego em 1990 quando ela e o então namorado decidiram mudar de cidade.

Leia mais sobre J.K. Rowling

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.