Filmes

Notícia

Marvel decide seu futuro nesta quinta-feira

Acionistas devem aprovar venda para a Disney - e especulações continuam

30.12.2009, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

A compra da Marvel Entertainment pela Walt Disney Company, anunciada no final de agosto, deve se concretizar nesta quinta-feira. É quando acontece a reunião de acionistas da Marvel para votar se autorizam ou não a aquisição - o que deve acontecer sem surpresas. A grande questão é saber como a parceria começará 2010.

O ponto mais interessante, a princípio, é a hierarquia: nas negociações, o CEO da Marvel, Isaac "Ike" Perlmutter, dono de 37% das ações da Marvel, conseguiu manter a sua posição. Ou seja, a Disney não vai impor uma nova presidência à Marvel. Em teoria, continua cabendo a Ike a decisão de quais super-heróis levar ao cinema, por exemplo. Paralelamente, as operações da Marvel continuam centralizadas em seu escritório em Nova York, enquanto a Disney é sediada em Burbank, na Califórnia.

É improvável que os acionistas vetem a venda porque a Disney vai pagar muito mais do que a Marvel vale, em termos de mercado. O valor - 4,2 bilhões de dólares - é um preço 40% acima do que valiam as ações da Marvel em agosto. O valor das ações da Disney já subiu 20% desde o anúncio. Segundo a maioria dos analistas, para sair no lucro a longo prazo, a Disney se arriscará com super-heróis pouco conhecidos da galeria de mais de 5 mil personagens da Marvel.

No começo do mês, o presidente da Disney, Bob Iger, disse que buscar novos nomes no universo da editora pode render "potenciais surpresas e novas franquias". Como a Disney é conhecida por usar plataformas paralelas para levar franquias ao cinema - como Hanna Montana e High School Musical, que saíram na TV para as telonas - é muito provável que canais da casa, como o Disney XD, sirvam de terreno para testar o apelo de alguns heróis.

Do seu lado, a Marvel aproveitará a rede de licenciamentos da Disney para levar seus produtos a mais mídias e mais postos de venda. Segundo a revista License! Global, a Disney é a maior licenciadora do mundo de produtos baseados em suas marcas, com 30 bilhões de dólares em vendas, no ano fiscal de 2008. Nesse mesmo período, a Marvel ficou em quarto lugar, com 5,7 bilhões. Do lado de cá, isso significa mais quinquilharias do Homem-Aranha para a galera colecionar.

O resto é especulação. Homem-Formiga e Dr. Estranho podem ser os próximos personagens da casa a migrar para o cinema, mas nada está definido. Comentamos ainda em agosto os possíveis reflexos que a venda pode ter sobre os quadrinhos e filmes da Marvel.

Leia mais sobre a Marvel

marvel

None

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.