Missão Babilônia

O diretor francês Mathieu Kassovitz continua o mesmo: cria tensão e depois não sabe desfazer

18/09/2008 - 17:00 - Marcelo Hessel

Apesar de todos os prognósticos contrários - nem o astro Vin Diesel (A Batalha de Riddick), muito menos o diretor Mathieu Kassovitz (Rios Vermelhos, Na Companhia do Medo), recomendam o filme - Missão Babilônia começa bem.

Começa bem, antes de mais nada, porque não é um filme futurista pós-apocalíptico que explica tudo logo de cara. Encontramos o mercenário Toorop (Diesel) com pressa. Ele atravessa uma espécie de vila chuvosa do leste da Europa com barricadas, veículos pesados e muitos militares armados. Toorop invade uma tenda e tira de lá um asiático mirrado. Bota uma arma na cabeça dele, na frente de todos - e atira. Mas a pistola falha. Toorop foi lá para reclamar de volta seu dinheiro porque lhe venderam uma arma que não funciona.

O filme escolhe iniciar assim, com uma cena de ação que não é gratuita como de hábito, para nos mostrar que tipo de futuro é esse: tempos de cada um por si, em que o comércio ilegal impera, ou seja, um futuro não muito distante. Mais dados nos são fornecidos na forma de pistas: há satélites demais em órbita, os tigres estão extintos desde 2017, o aquecimento global é uma realidade, atravessar as fronteiras dos EUA ficou ainda mais difícil, o maquinário pesado da velha URSS é mais valioso do que nunca, etc.

Toorop está sendo contratado para escoltar uma moça da Mongólia até Nova York. Se sabíamos pouco sobre o mercenário, sabemos menos ainda sobre a garota. O contexto é o que importa neste começo de filme, e Kassovitz o instala muito bem. Ponto alto: para ser levado até a Mongólia, Toorop entra em um velho carro soviético que então é rebocado de helicóptero. Não há simbologia melhor: vive-se ali a pós-globalização, é possível chegar de um ponto a outro do planeta em instantes, mas só dentro de uma sucata cujo rádio ainda toca aquelas mesmas velhas canções propagandistas.

Kassovitz tem tino para as imagens bem construídas, sem fazê-las articificiais demais (a luz azul dentro do trem é uma bela sacada; marca um ponto de virada na trama sem fazer alarde), e Vin Diesel não precisa de muito - a economia de atuação faz parte da construção do misterioso personagem. Vai-se muito bem até a metade do filme, é a construção de uma babilônia digna do nome.

E aí a coisa descamba de vez.

Diesel e Kassovitz desdenharam o filme em uma entrevista à rede de TV AMC. O diretor francês reclamou que a Fox não teve culhão para fazer um filme para adultos e submeteu Missão Babilônia a várias remontagens. A bem da verdade, fica evidente na segunda metade de filme - um amontoado de trechos desconexos e sobrecarregados de informação, em que se explicam todos ao mesmo tempo os mistérios levantados na primeira metade - que o filme passou pelo bisturi meia-dúzia de vezes. Mas não dá pra culpar só o estúdio.

O fato é que Kassovitz, ótimo criador de tensão, continua inseguro na hora de desfazer os nós que cria. A cena dos ursos polares é um exemplo de didatismo em excesso. E já estavam no roteiro, provavelmente, antes de qualquer interferência do estúdio na pós-produção, diálogos medonhos como quando Michelle Yeoh diz que "o míssil pode ter sido um acidente".

Kassovitz perde o rumo. Rios Vermelhos tem ambientação formidável, mas na hora de explicar os mistérios... Com Na Companhia do Medo acontece o mesmo. O francês simplesmente não consegue encerrar o que começou, e no fim Missão Babilônia, depois de um bom início, resulta numa cópia desvairada de Filhos da Esperança. E por mais que a Fox tenha mutilado o filme, é o nome do francês que está lá nos créditos.

Veja clipes

Veja também:
Missão Babilônia
Missão Babilônia
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Imagens (6)

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - Vingadores: Era de Ultron ganha novo comercial

    Vingadores: Era de Ultron ganha novo comercial
    Prévia tem trechos inéditos
  2. 2 - Vingadores: Era de Ultron | Consequências da trama podem resultar no novo filme solo do Hulk, diz Mark Ruffalo
  3. 3 - Vingadores: Era de Ultron ganha cartazes de personagens
  4. 4 - Esquadrão Suicida | David Ayer mostra teaser da transformação de Jared Leto em Coringa
  5. 5 - Morre Leonard Nimoy, aos 83 anos
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

11010945_797978673611654_8864304483857626913_n.jpg
Vingadores-Era-de-Ultron
ZZ22184CD8.jpg
jurassic-park-4
Agent-47-2março2015-poster.jpg
agente-47
Demolidor-1a-temporada-Rei-do-Crime-02.jpg
demolidor-tv
Poster O Duplo2_Alta.jpg
o-duplo
Once Upon a Time 4a temporada Malevola Cruella e Ursula
once-upon-a-time
Still-Alice-28ago2014-02.jpg
still-alice
LeonardNimoy-1951QueenForADay.jpg
leonard-nimoy
Game-of-Thrones-5a-temporada-poster-27Fev2014.jpg
game-of-thrones
under-the-dome_08_7eRQR4LIzPwePemUZ6NoCDNexWS.jpg
under-the-dome
Blackhat 6jan2015 05
blackhat
eddie-redmayne-the-danish-girl.jpg
the-danish-girl
Publicidade