Filmes

Notícia

Morre Christopher Lee, aos 93 anos

Ator era conhecido como Drácula e Saruman

11.06.2015, às 08H54.

Christopher Lee, ator conhecido como o Drácula nas produções da Hammer, o Conde Dookan (ou Dooku) de Star Wars, e o Saruman de Os Senhor dos Anéis, morreu no domingo (7), aos 93 anos, segundo o jornal The Telegraph. Veja o nosso Omelete Hyperdrive especial sobre o ator:

None

[Atualizado com a reação da indústria do cinema]

Tim Burton: "Christopher foi uma enorme inspiração para mim em toda a minha vida. Ele era o último de sua espécie - uma verdadeira lenda - que eu estou feliz por ter chamado de amigo. Ele continuará a me inspirar e tenho certeza que muitos outros para as gerações que estão por vir".

Martin Scorsese: "Sir Christopher Lee era meu amigo. Eu penso nele todos os dias, e eu sempre o amarei. Nós dois queríamos ter trabalhado mais juntos, mas foi uma alegria para fazer Hugo lado a lado. E, para ser justo com ele, foi ótimo ouvir suas histórias naquela bela voz de barítono. Histórias sobre seu tempo na guerra, o seu tempo de trabalho durante o auge da Hammer. Todas essas imagens maravilhosas que estão agora considerados clássicos, em oito décadas no cinema...".

Elijah Wood: "Um homem extraordinário, Sir Christopher Lee. Vocês era um ícone, um ser humano imponente com história para muitos dias. Sentiremos sua falta".

Neil Gaiman: "Eu queria ter conhecido Sir Christopher Lee. eu fui muito sortudo e fiquei orgulhoso de tê-lo como Earl em Neverwhere, da BBC. Grande ator, grande perda".

Dominic Monaghan: "Lamentando muito ao saber da partida de Christopher Lee. Ele era uma pessoa fascinante. Uma lenda".

[Fim da atualização]

Nascido em 27 de maio de 1922,  Christopher Frank Carandini Lee começou sua carreira no teatro, desde cedo dedicando-se a papéis de malfeitores. Seu primeiro personagem foi Rumpelstiltskin, antagonista do conto homônimo dos Irmãos Grimm.

Formado em literatura clássica, Lee perseguiu seu interesse na atuação até que se voluntariou para lutar contra os soviéticos na Guerra de Inverno, do lado dos finlandeses, em 1939. Na sequência, serviu como oficial de inteligência para os britânicos na Força Aérea Real durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o fim da guerra, o ator pode dedicar-se à sua carreira. Em sua primeira década como profissional, não teve papeis de destaque, mas atuou em cerca de 30 produções. Sua sorte começou a mudar quando assinou contrato com a nascenteHammer Films, empresa que se tornaria sinônimo de filmes de horror pelas próximas duas décadas. O primeiro filme do gênero da Hammer, A Maldição de Frankenstein (1957), tinha Lee como o monstro formado de partes de corpos humanos. Mas foi como outra criatura famosa que o ator destacou-se e é lembrado até hoje: Drácula. Na companhia, o senhor dos vampiros foi vivido por Lee em um filme de 1958, depois em 1965, 1968, 1969 e 1970 - todos sucessos comerciais. Outras duas produções, que tentavam modernizar o mito, não tiveram sucesso.

Durante esse ciclo, Lee interpretou o monge louco Rasputin, participou de A Múmia, e realizou alguns filmes de Sherlock Holmes - inclusive como o detetive. A seguir, continuou vivendo papeis fortes e de vilões em filmes como a série Fu Manchu (com maquiagem oriental), uma versão de O Médico e o Monstro e diversos filmes de terror menores - incluindo um retorno, agora no cinema alemão, como Drácula.

Em 1973, Lee interpretou o antagonista de um de seus filmes favoritos, O Homem de Palha ,longa-metragem que o diretor do original, Robin Hardy, está reinventando com o ator novamente no centro da trama. Na mesma década, também viveu um dos mais antológicos vilões de James Bond Francisco Scaramanga, o Homem da Pistola de Ouro.

Nos últimos 15 anos, Lee foi apresentado a toda uma nova geração, ao interpretar vilões em duas importantes franquias. Em O Senhor dos Anéis viveu o mago Saruman. Em Star Wars , foi o sith Conde Dookan. Também teve destaque em filmes de Tim Burton como A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Sombras da Noite, além de ter narrado e dublado outros, como Sweeney Todd, Alice A Noiva-Cadáver.

Além do prolífico trabalho como ator, que soma mais de 200 produções, Lee também participou de álbuns musicais, como narrador de discos conceituais da Rhapsody of Fire (com a qual também cantou em "The Magic of the Wizard Dreams") e com a banda de heavy metal Manowar.

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.