Filmes

Notícia

Morre H.R. Giger, o criador do Alien

Artista surrealista também era conhecido pelas capas de discos

13.05.2014, às 06H51.
Atualizada em 15.11.2016, ÀS 16H02

H.R. Giger, o artista suíço responsável por criar o visual do Alien para o filme de Ridley Scott, faleceu nesta segunda, aos 74 anos. Os ferimentos causados por uma queda seriam a causa da morte.

hp giger

None
H.R. Giger

alien

None

Giger ganhou fama com Necronomicon, uma coleção de imagens inspiradas em H.P. Lovecraft. Sua participação em Alien começou em 1975, quando chamou a atenção do roteirista Dan O'Bannon enquanto trabalhava com o cineasta chileno Alejandro Jodorowski numa versão de Duna jamais concretizada. O'Bannon mostrou a Scott o livro Necronomicon e o diretor decidiu adaptar literalmente as pinturas fálicas do suíço para criar o alienígena do filme de 1979.

Giger ganhou um Oscar por Alien e retornou à franquia em 1992 para trabalhar com David Fincher em Alien³. O artista também trabalhou no design de A Experiência (1995) e dirigiu diversos documentários como Swiss Made e A New Face of Debbie Harry.

O trabalho de H.R. Giger também pode ser visto na capa dos álbuns de vários artistas como Brain Salad Surgery (1973), de Emerson, Lake & Palmer, e Koo Koo (1981), de Debbie Harry. No álbum Frankenchrist (1985), o Dead Kennedys usou a pintura Landscape XX (ou Penis Landscape) como pôster, o que levou a banda a ser processada.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.