Filmes

Notícia

Morre o escritor J.D. Salinger

Autor de O Apanhador no Campo de Centeio tinha 91 anos

29.01.2010, às 13H00.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 01H05

Morreu nesta quinta-feira, 28 de janeiro, o escritor J.D. Salinger, autor de O Apanhador no Campo de Centeio. Salinger tinha 91 anos e desde a década de 1950 vivia recluso em sua propriedade em New Hampshire, onde se mantinha afastado dos fãs, de estudiosos e da imprensa.

Apesar de recluso, Salinger surgia nas manchetes sempre que havia uma tentativa de publicar suas cartas ou sequências não autorizadas de O Apanhador no Campo de Centeio. Em todos os casos o escritor não hesitava em deixar sua propriedade em Cornish e comparecer aos tribunais.

Salinger também era contra adaptações do texto a outras mídias, como o cinema. A repulsa a esse tipo de projeto aconteceu depois que Meu Maior Amor (My Foolish Heart, EUA, 1949), filme inspirado em um conto seu, foi lançado. O escritor detestou o resultado e decidiu que suas obras nunca mais se transformariam em filmes.

Salinger nasceu em Nova York e começou a publicar suas histórias na década de 1940, antes de servir na Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, ele publicou contos na revista The New Yorker e, em 1951, seu livro mais celebrado. A história de Holden Caufield se tornou uma referência sobre a alienação da adolescência e O Apanhador no Campo de Centeio entrou para a lista de leitura obrigatória de estudantes nos Estados Unidos e alunos de inglês em todo o mundo.

O sucesso não agradou a Salinger, que passou a publicar pouco e evitar o contato com a imprensa. Seu último trabalho, Hapworth 16, 1924, foi publicado pela The New Yorker em 1965, e sua última entrevista foi concedida em 1980. Em 1988 uma pequena editora tentou obter os direitos de publicação de Hapworth 16, 1924 em formato de livro. Salinger manteve o editor esperando por uma resposta por oito anos, antes de aceitar. Próximo da data de publicação, o editor deu uma entrevista falando do futuro lançamento e Salinger interrompeu a comunicação, cancelando o projeto. O livro jamais foi publicado e o fato passou a ser mais um mistério envolvendo o autor.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.