Filmes

Notícia

Nas Montanhas da Loucura | Guillermo Del Toro diz que Prometheus "matou" projeto de adaptação

Filme de Ridley Scott teria mesma premissa e clímax do livro de H.P. Lovecraft

08.05.2012, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

Enquanto os fãs de Prometheus celebram a classificação 18 anos recebida pelo filme, Guillermo Del Toro não vê motivos para comemorar. O diretor, em mensagem publicada no fansite oficial Del Toro Films, declarou que o filme de Ridley Scott teria "matado" o seu projeto de Nas Montanhas da Loucura, adaptação da novela de H.P. Lovecraft que ele tenta viabilizar há quase 15 anos - e que a Universal Pictures decidiu, na última hora, não financiar.

Guillermo Del Toro

None
Guillermo Del Toro

livro

None

De acordo com Del Toro, o prelúdio de Alien teria diversos pontos em comum com o texto de Lovecraft, não apenas na premissa, mas a mesma "grande revelação". "As filmagens de Prometheus começaram na mesma época em que eu começava a pré-produção de Pacific Rim. O próprio título me deixou apreensivo, sabendo que Alien tinha sido bastante influenciado por Lovecraft e sua novela. Dessa vez, décadas depois e com o orçamento e prestígio de Ridley Scott, imaginei que a metáfora grega aludia aos aspectos de criação do livro de HPL. Acredito que esteja certo e, se assim for, como fã, estou realizado por ver Ridley Scott em uma nova ficção científica, mas isso marcará uma longa pausa, se não a morte, de Nas Montanhas da Loucura", escreveu o diretor.

Os motivos que teriam tornado o filme de Del Toro irrealizável seriam o grande orçamento, em torno de US$ 150 milhões, e a insistência do diretor em manter a classificação 18 anos, o que tornaria o filme menos rentável. A censura obtida por Scott, e a aparente similaridade de Prometheus com nas Nas Montanhas da Loucura - ambos retratam cientistas/aventureiros face a face com civilizações perdidas - levaria aos cinemas as mesmas ideias que Del Toro pretendia filmar. Logo, o diretor não veria razão para o seu filme existir, pelo menos por enquanto.

Atualmente Del Toro trabalha na pós-produção de Pacific Rim, que tem estreia marcada para 12 de julho de 2013, no Brasil. Já Prometheus é uma das estreias mais aguardadas de 2012 e chega aos cinemas em 15 de junho.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.