Advertisement

O Magnata

Chorão esconde a lágrima e desvia o assunto, mas tem ali uma voz emo pedindo para ser ouvida

15/11/2007 - 12:00 - Marcelo Hessel

O nome de mais destaque nos créditos de O Magnata é o do cantor e compositor Chorão , do Charlie Brown Jr. , ainda que ele não seja diretor nem protagonista, mas autor da idéia que foi transformada em roteiro por Bráulio Mantovani e Messina Neto . O nome de Chorão está lá, claro, para atrair a massa de fãs da sua banda, e como tal O Magnata começa funcionando muitíssimo bem.

Começa com "atitude", esse produto da moda que se ganha na tampa do refrigerante. Magnata ( Paulo Vilhena ) tem atitude. Dá rolê armado, ganha as minas com sua banda de rock, sai com os manos do skate e rouba Ferraris só pra zoar. A vida bandida de Magnata é o mesmo gangsta style dos videoclipes - o diretor estreante do filme, Johnny Araújo , já assinou vários clipes do CBJ, como o premiado "Só por uma Noite" - e a identificação imediata com o público-alvo começa aí.

Não é o tipo de filme que apenas emula o gosto popular, mirando numa reserva de mercado. Chorão, Araújo, Vilhena e companhia sabem falar as gírias do seu público, e O Magnata é um filme bastante autêntico do que diz respeito à caracterização do gueto, ao retrato da cena skatista e da música alternativa paulistana nos arredores do Metrô Armênia.

Mas daí vêm os problemas. Filmar halfs e shows é fácil. Começa a ficar difícil quando há uma história pra contar.

Coração de emo

Magnata tem uma razão para ser metido a pária: seu pai morreu, deixou-lhe herança milionária, e a sua mãe (interpretada por Maria Luísa Mendonça ) é uma perua alcoólatra. O fato de ser Maria Luísa Mendonça a escalada para o papel é sintomático, com aquela cara de louca de quem acabou de deixar Querô largado à própria sorte. A partir do momento em que insere esse drama do protagonista, O Magnata se compromete a desenvolvê-lo, e o faz toscamente.

De rebelde sem causa, o personagem de Vilhena vira incompreendido. Perdeu-se na vida por falta de pai e mãe. O filme isenta o personagem de culpa e encontra outros responsáveis por suas irresponsabilidades. Não cabe julgar aqui se Magnata é um alter-ego de Chorão, mas o fato é que, enquanto roteirista, Alexandre Magno Abrão justifica o lacrimoso nome artístico. É de um sentimentalismo sem fim esse O Magnata .

Não vou entregar o final, mas é fácil perceber o momento em que aflora o emo que existe lá dentro: na constrangedora cena em que Magnata, descendo a Imigrantes, telefona para casa... Chorão vira o rosto para não vermos a lágrima, desvia o assunto, sobe ao palco, enche sua pista em Santos para filmar os amigos, mas no fundo O Magnata é o manifesto solitário de um coração doído, com tendência a mártir, pedindo desesperadamente por colo.

Veja também:
O Magnata
O Magnata
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
Publicidade

Fotos

Slow West 24 de Janeiro de 2015.jpg
slow-west
Shes-Funny-That-Way-05.jpg
shes-funny-that-way
Capitao-America-Vingadores-Era-de-Ultron-Hot-Toys-14.jpg
Vingadores: A Era de Ultron | Hot Toys
Foo-Fighters-capa-do-album-Wasting-Light.jpg
foo-fighters
O-Corvo-remake-poster-Comic-Con-2013.jpg
o-corvo-remake
Capitao-America-Guerra-Civil-logo.jpg
capitao-america-guerra-civil-filme
A Ressaca 2 14jan2015 poster
a-ressaca-2
Doctor-Strange-169-primeira-edicao-solo.jpg
doutor-estranho-50-anos
Batman-V-Superman-20jan2015.jpg
batman-superman-filme
Hannibal 2a temporada Michael Pitt
hannibal-tv
Sherlock - Especial de Natal
sherlock-tv
A Mulher de Preto 2 20nov2014 05
a-mulher-de-preto-2
Publicidade