Filmes

Notícia

O Outro Lado do Paraíso | Sobre pais, filhos e Brasilia, filme divide opiniões em Gramado

Eduardo Moscóvis está no elenco da produção

14.08.2015, às 14H49.
Atualizada em 14.08.2015, ÀS 15H12

Cenário de dois longas em competição no 43º Festival de Gramado, Brasília reapareceu no evento, agora como tema, num terceiro título. Vista em O Fim e os Meios, de Murilo Salles, e no tocante O Último Cine Drive-In, de Iberê Carvalho, a cidade regressou nesta terça-feira como objeto de estudo (e de contemplação) num melodrama de timbres épicos que gerou um racha nos gostos da crítica e do público, aquecendo o clima suado de uma Serra Gaúcha com buracos na camada de ozônio: O Outro Lado do Paraíso.

Com direção de André Ristum e DNA pinçado de um livro infanto-juvenil homônimo de Luiz Fernando Emediato, o longa-metragem cindiu opiniões por sua estrutura narrativa carregada de música, por uma narração em off de cabo a rabo e por sua aposta na doçura ao reviver os bastidores da construção da sede da República, nos anos 1960. O filme viaja no tempo com uso de imagens documentais pinçadas de cineastas de peso, a começar por Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) e seu Brasília: Contradições de Uma Cidade Nova, de 1967

None

Nosso esforço foi trazer o contexto de época a partir de imagens reais, incluindo cenas do Plano-Piloto de Brasília em construção. A partir daí, as imagens ficcionais poderiam se concentrar em outras questões e sentimentos”, disse ao Omelete o cineasta André Ristum, conhecido pelo premiado Meu País, de 2011.

Reconhecido como uma espécie de cronista da paternidade nas telas nacionais, Ristum pilota uma produção de R$ 8,5 milhões sobre os homens que edificaram Brasília, com base no processo de amadurecimento de um menino de 12 anos. O guri, Fernando, vivido por Davi Galdeano, é uma encarnação romanceada do escritor e editor Luiz Fernando Emediato. E ele luta para ter acesso aos livros e à leitura numa cidade do Distrito Federal que começa a nascer sob o respingo do suor dos operários, a começar por Trindade, interpretado com competência por Eduardo Moscóvis. Mesmo nos momentos em que o filme se perde em digressões românticas construídas sem muito vigor dramático entre o jovem Fernando e uma menininha, Ristum mantém na firmeza as rédeas do drama, sempre de olho na relação pai e filho. 

Esta questão é presente na obra do diretor em parte por influência da ausência presente de seu pai, o cineasta Jirges Ristum, morto em 1984.  Jirges foi amigo e colaborador de grandes cineastas europeus, assim como André, que cresceu na Itália, onde trabalhou com o mestre Bernardo Bertolucci, em Beleza Roubada (1996), com Liv Tyler. “A presença do meu pai é uma constante nas minhas sessões de análise. Um dia, quando trabalhei com o Bertolucci na Itália, ele me perguntou se eu fazia psicanálise. Eu respondi: ‘Há sete anos’. E ele: ‘E eu faço há 23 anos'. Aí, eu, surpreso, disse: 'Mas não chega uma hora em que a análise acaba?’. Ele retrucou: ‘No meu caso, é eterno’. Tenho medo de ficar assim, pois, agora, já passei dos 23 anos no divã”, brincou Ristum, que até o fim do ano vai rodar A Voz do Silêncio. “Mas este vai falar de mães”.    

None

Faltam dois dias para o 43º Festival de Gramado chegar ao fim e nada se sabe sobre favoritismos, fora uma torcida organizada em torno de O Último Cine Drive-In, que chega às telas, em cartaz, na próxima quinta-feira. O longa ganhou o afeto da Serra Gaúcha em suas mais variadas latitudes e seria uma injustiça deixar seu ator, Othon Bastos, sair daqui sem prêmios, apesar da concorrência forte de Ney Latorraca em Introdução à Música do Sangue e de Pedro Brício em O Fim e Os Meios, que tem em sua protagonista, Cíntia Rosa, a concorrente mais forte ao Kikito de melhor atriz. Vamos torcer e ver o que dá.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.