Filmes

Notícia

Origem da Inspiração | Histórias brasileiras inspiram através de perseverança

Cinco curtas apresentam contos pessoais que servem de lição a todos

17.10.2013, às 15H08.
Atualizada em 17.11.2016, ÀS 15H59

A série "A Origem da Inspiração" é composta por cinco curtas com dois minutos de duração cada. Os vídeos mostram histórias de superação e inspiração, servindo de lição a todos que encontram empecílhos para que tomem o destino em suas mãos.

Os episódios são dirigidos pelos cineastas Juliana Rojas, Anna Azevedo, Álvaro Furloni e Aly Muritiba e estão sendo exibidos em salas de cinema de todo o país - inclusive no Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo. A série é uma iniciativa da Petrobras, ainda em celebração ao seu aniversário de 60 anos, completos em 3 de outubro. Confira:

Antonia Marina Faleiros

A hoje juíza Antonia Marina Faleiros passou sua infância no interior de Minas Gerais, numa pequena cidade chamada Serra Azul de Minas, numa família de lavradores e trabalhadores braçais. Ela só foi conhecer a luz elétrica quando se mudou para Belo Horizonte, aos 17 anos, ao buscar emprego e mais oportunidades de estudo.

Em Serra Azul de Minas, Antonia concluiu o ginásio e cursou o magistério. Após se mudar para Belo Horizonte, conseguiu uma vaga de empregada doméstica. Durante meses, dormiu num ponto de ônibus, por não ter onde morar. Ao procurar um curso preparatório para concursos e se ver impossibilitada de pagar a cara mensalidade, percebeu que algumas apostilas do curso, impressas naquela época em mimeógrafo, eram descartadas no lixo. Foi com essas apostilas descartadas que Antonia estudou, fez o concurso e foi aprovada como oficial de justiça. Começava assim sua vida profissional junto ao poder judiciário.

 

Panmela Castro

O trabalho de Panmela Castro foi reconhecido com muitos prêmios nacionais e internacionais, como o Vital Voices Global Leadership Awards, na categoria de Direitos Humanos, em 2010, e seus graffitis estão presentes em diversas cidades brasileiras e no exterior, em cidades como Berlim, Toronto e Joanesburgo.

Desde 2008, Panmela Castro desenvolve projetos sociais para promover os direitos das mulheres, advogando principalmente o fim da violência doméstica. Com esse propósito, ela foi uma das fundadoras, em 2010, da NAMI, Rede Feminista de Arte Urbana. Seu trabalho com a Rede NAMI foi reconhecido com homenagens internacionais, a ponto de Panmela ter sido eleita pela revista americana Newsweek como uma das 150 mulheres que abalaram o mundo em 2012, ao lado de mulheres como Hillary Clinton, Angela Merkel, Oprah Winfrey e Angelina Jolie.

 

Márcia Barbosa

As pesquisas de Marcia Barbosa sobre o comportamento anômalo das moléculas da água podem ajudar outros cientistas a buscar novas formas de combater doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson e também certos tipos de diabetes. Essas doenças são causadas por erros no dobramento de proteínas, e a água ao redor das proteínas é um componente fundamental para provocar o dobramento. Para Marcia, "compreender qual elemento ao ser inserido na solução com água faz com que ela não mais atue junto às proteínas irá esclarecer os problemas de dobramento".

Marcia Barbosa também pesquisa uma nova forma de dessalinização da água marinha que usa a nanotecnologia para reter o sal e torná-la potável. Trata-se de uma possível alternativa a processos que hoje são bastante caros e que pode ajudar a contornar um problema crescente, que é o da escassez de água potável em muitos países ao redor do planeta.

 

César Crispim

A paixão de Crispim pelo teatro o levou a construir uma das maiores cidades cenográficas do mundo na cidade piauiense de Floriano, localizada a 200 quilômetros da capital Teresina. Com 40 mil metros quadrados e situado num município que conta com aproximadamente 60 mil habitantes, o Teatro Cidade Cenográfica é o segundo maior teatro a céu aberto do país. Ao longo de quase duas décadas, já recebeu mais de 2 milhões de espectadores em diversas peças, muitas das quais de autores locais, como o próprio Crispim, envolvendo a participação de centenas de atores formados na comunidade. O espaço da cidade cenográfica conta ainda com um cine-teatro, uma biblioteca, um museu e uma escola técnica de artes cênicas.

A montagem da Paixão de Cristo na cidade cenográfica de Floriano, produzida anualmente por Crispim, é considerada o maior evento cultural do estado do Piauí, um atrativo que movimenta o turismo local com mais de 20 mil espectadores por ano.

 

Petrobras

Dirigido por Paula Trabulsi e Kátia Lund, o curta acima segue numa linha um pouco diferente dos demais e conta a história da prórpia Petrobras de trás para a frente, partindo da descoberta do pré-sal e seguindo em direção à criação da empresa.

Petrobras A Origem da Inspiracao

Petrobras A Origem da Inspiracao AntoniaPetrobras A Origem da Inspiracao CrispimPetrobras A Origem da Inspiracao MarciaPetrobras A Origem da Inspiracao Panmela

 

Gostou dos filmes? Compartilhe usando a hashtag #meinspira.

Compartilhe inspiração!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.