Filmes

Notícia

Oscar 2015 | Tapete vermelho feminista promete ser mais animado do que a premiação

Movimento emcampado por grandes atrizes deve render muita saia justa - no sentido feminista da palavra

22.02.2015, às 17H35.

Esqueça as galerias de fotos com os melhores looks, os cabelos mais lindos e as jóias mais caras. Muitas das atrizes presentes no Oscar deste ano estão empenhadas em mostrar ao mundo que não querem mais responder quem fez o vestido que ela está usando nem dar uma voltinha para as câmeras. Durante toda a temporada 2015 de premiações, houve uma grande campanha pró-feminismo, em busca da igualdade de gêneros não só no tapete vermelho, óbvio, mas por toda Hollywood.

Um dos motivos mais urgentes é ir além das perguntas sobre o modelo que as mulheres estão vestindo ou das outras questões que são feitas apenas para mulheres, que ninguém mais aguenta ou quer realmente saber - nem mesmo as pessoas que trabalham na indústria da moda, que sabem quem fez o quê só de bater o olho.

Não acredita que tudo isso é ridículo? O Buzzfeed britânico aproveitou o Bafta (o Oscar inglês) para fazer aos homens as mesmas perguntas que geralmente são feitas apenas às mulheres: "O que você está vestindo?", "Quanto tempo demorou para se arrumar?", "Você está usando spandex (cinta)?" e "Pode dar uma voltinha para a câmera?". Os atores Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo), Michael Keaton(Birdman), o músico e roteirista Nic Cave (20.000 Dias na Terra), e o produtor Harvey Weinstein (Jogo da Imitação) não souberam muito bem como reagir. Veja:

 

A atriz e produtora Amy Poehler (Parks and Recreation), que apresentou o Globo de Ouro ao lado de Tina Fey, está usando seu projeto Smart Girls para apoiar a campanha #AskHerMore, pedindo que as perguntas do tapete vermelho fossem realmente interessantes. Usando a hashtag, as pessoas mandaram perguntas que queriam fazer para as atrizes e o Daily Share se encarregou de fazê-las na noite deste sábado, no Independent Spirit Awards, o Oscar do cinema independente. Veja o resultado (vídeo em inglês sem legendas):

 

Em uma indústria que vive muito às custas do glamour, as perguntas sem importância devem continuar. Mas após as campanhas feministas e os protestos de grandes atrizes, devemos ter muitas saias curtas no Oscar de hoje. E não estamos falando do vestido de ninguém.

O Omelete vai acompanhar o tapete vermelho hoje esperando mais sangue do que no Casamento Vermelho de Game of Thrones. Acompanhe tudo na nossa cobertura ao vivo no canal do YouTube, e também no grupo aberto do Viber.

Veja um bloco do OmeleTV sobre o Machismo no Oscar:

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.