Filmes

Notícia

"Oscar" espanhol já tem seus vencedores

Volver e O Labirinto do Fauno se consagram no Goya

29.01.2007, às 00H00.
Atualizada em 11.01.2017, ÀS 11H02

Alatriste, o épico estrelado por Viggo Mortensen, ficou fora dos prêmios principais do Goya, o Oscar espanhol, que teve a sua cerimônia realizada ontem. O prêmio de melhor filme foi, sem surpresa, para Volver.

O filme de Pedro Almodóvar ficou ainda com os prêmios de melhor atriz para outra queridinha do cinema espanhol, Penélope Cruz, melhor diretor, melhor trilha sonora e também melhor atriz coadjuvante (Carmen Maura). Penélope comemora, também, uma indicação ao Oscar de melhor atriz, feito inédito para uma espanhola. O filme de Almodóvar, no entanto, ficou de fora na categoria de melhor filme em língua não-inglesa.

Volver

None

Este é o segundo Goya de melhor diretor para Almodóvar, que no melhor estilo Woody Allen não foi à cerimônia de entrega dos troféus. Em 2005 o diretor abandonou sua cadeira na Academia Espanhola de Cinema por discordar do modo como os filmes eram julgados na pré-seleção do Oscar, numa questão que envolveu seu filme Má Educação. Desde então, ele nunca mais compareceu a uma cerimônia do Goya.

Se Volver terminou com cinco troféus, O Labirinto do Fauno, do mexicano Guillermo del Toro, ficou com sete, incluindo melhor roteiro e melhor atriz revelação para Ivana Baquero. O prêmio de melhor ator, para o qual Mortensen havia sido indicado, ficou com Juan Diego, de Vete de Mi. Apesar de ter quinze indicações, Alatriste, o filme mais caro já feito na Espanha, ficou com apenas três prêmios técnicos.

Clique aqui para conferir a listra completa de vencedores do Goya.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.