Pecados Inocentes

Família, homossexualidade e incesto em um drama dirigido com classe

06/11/2007 - 20:00 - Marcelo Hessel

Antes de sair do banho, Barbara pede a seu filho, Tony, que seque a ferida que ela tem no pulso esquerdo. Tony parece incomodado com o rasgo todo costurado, mas atende o pedido da mãe e alcança um algodão. A câmera não desgruda do rosto de Barbara, que com seu olhar incestuoso desafia silenciosamente o filho a dividir com ela carne, desejo e morte.

Os extremos a que chega Savage Grace , drama dirigido por Tom Kalin , não são fáceis de se prever quando o filme começa. Aliás, só ao final da sessão Kalin informa que a história de Barbara e Tony aconteceu na vida real, história essa já registrada em um livro homônimo, escrito por Natalie Robins e Steven M.L. Aronson e publicado pela primeira vez em 1985, no qual o filme se baseia.

Antes de tudo, Savage Grace começa apresentando-nos ao casal Barbara ( Julianne Moore ) e Brooks Baekeland ( Stephen Dillane ) como se estivéssemos num daqueles filmes de época britânicos, cheios de cortesia. Em eventos, jantares e reuniões com os amigos, Barbara e Brooks portam-se solenemente, ainda que se alfinetem. Na intimidade, Brooks assume que não suporta o convívio na alta sociedade e Barbara só tem atenção para o seu bebê, Tony.

A impressão de estarmos diante de um empolado classicismo à inglesa se dissipa, primeiro, porque Kalin se move naquela cenografia de naftalina como um corpo estranho. A câmera, os cortes e os enquadramentos são "modernos", a fotografia e a trilha excessivas trabalham em tom autoreferenciais. É como se Savage Grace , nesses primeiros minutos, fosse um correlato de Longe do Paraíso , emulando a estética de outros tempos: não um filme ambientado nos anos 50, mas um filme sobre os anos 50.

Savage Grace revela-se definitivamente moderno - no sentido de uma narrativa mais ágil, que reúne cacos de exposição para montar um painel plural - quando Kalin dá o primeiro salto temporal.

Dos EUA a história vai para a França, anos 60, com Tony já adolescente, ciente de que o casamento de seus pais foi uma comodidade falsa para ambos. Em Paris, Brooks dedica seu tempo a hobbies "de homem" - boxe, cavalos, cigarros. Tony prefere sorvetes e passeios com a mãe. No salto temporal seguinte, já um jovem adulto, interpretado pelo expressivo ator Eddie Redmayne (o filho de Matt Damon em O Bom Pastor ), Tony assume a sua óbvia homossexualidade.

Tom Kalin despontou como diretor em Sundance com Swoon - Colapso do Desejo (1992) e, desde então, tem se dedicado a curtas sobre a AIDS e à vida acadêmica como professor de cinema. A questão da homossexualidade é fator constante na sua obra desde Swoon , e Savage Grace a retoma. Por ser apenas o segundo longa de uma carreira bissexta, a maturidade com que Kalin expõe e trabalha o tema aqui é notável.

Mas homossexualidade é apenas um dos componentes da relação conflituosa que aos poucos se desenha entre Tony e Barbara. De salto em salto no tempo, Savage Grace acumula dados para compor a complexidade da questão - o narcisismo do pai e seu talento para assuntos que só dizem respeito a si mesmo, a vocação da mãe para uma vida auto-destrutiva de superficialidades, o engajamento do filho gay em suprir com cigarros e ternos bem cortados a ausência do pai - que desembocam no final aberrante do filme, do qual a cena do banho era o mais intenso prenúncio.

Veja também:
Pecados Inocentes
Pecados Inocentes
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - A Entrevista e outros filmes polêmicos que você precisa conhecer

    A Entrevista e outros filmes polêmicos que você precisa conhecer
    Longas que foram banidos dos cinemas e levaram seus diretores à prisão
  2. 2 - Quarteto Fantástico ganha seu primeiro trailer
  3. 3 - Kick-Ass | Nós conversamos sobre um filme solo de Hit-Girl, diz Mark Millar
  4. 4 - Os Caça-Fantasmas | Conheça o elenco feminino do remake! [ATUALIZADO]
  5. 5 - Passengers | Ficção científica contrata diretor de O Jogo da Imitação
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

Grandes-Olhos.jpg
estreias-da-semana-29012015
Entourage-filme-05.jpg
entourage-filme
The Walking Dead S04E11 Claimed 05
walkingdead
freaks.jpg
Filmes-polemicos
FIN16_Insurgent_Guns_1Sht_Trim-1422379653-mtv-1422453461.jpg
insurgente
Game-of-Thrones-S05-set.jpg
game-of-thrones
The-Lazarus-Effect-27jan2015-07.jpg
the-lazarus-effect
Child-44-16Dez2013_02.jpg
child-44
TS0220_v079_1080.jpeg
quarteto-fantastico-filme
O-Destino-Jupiter-41.jpg
jupiter-ascending
30056c4dc37b5c96a88fa5698041517976bf3a71.jpg
ted-2
Wild-Card-cartaz.jpg
wild-card
Publicidade