Planeta dos Macacos: A Origem | Fox faz campanha para a indicação de Andy Serkis ao Oscar 2012 [ATUALIZADO]

Um ator que viveu personagem digital pode ser indicado? Presidente da empresa discute o caso, que não tem precedentes em Hollywood

13/01/2012 - 14:28 - Érico Borgo

A 20th Century Fox está inciando a campanha para tentar emplacar uma indicação a Andy Serkis no Oscar 2012. O ator viveu, através de captura de movimentos, o chimpanzé César em Planeta dos Macacos - A Origem (Rise of the Planet of the Apes), o prelúdio da série Planeta dos Macacos.

[ATUALIZADO 13/01] Como parte da campanha pela indicação de Serkis ao Oscar, a Fox liberou um vídeo em que César se despende do personagem de James Franco, mostrando a cena apenas com a performance de Serkis e depois com os efeitos da captura de movimentos. Assista:

[ATUALIZADO 09/01] James Franco, que trabalhou ao lado de Serkis no filme, escreveu uma carta aberta, publicada pelo Deadline, onde defende a indicação do ator ao Oscar. Entre uma série de elogios, Franco diz que Planeta dos Macacos pertence a Serkis, já que "a alma, a coisa mais forte do filme, veio de Andy, e a forma como ele entregou essa alma é de igual importância, se não maior, que a superfície realista criada para o personagem". Franco continua, dizendo que não se trata apenas de captura de movimentos, mas de "captura de performance" e que é preciso reconhecer o trabalho e o pioneirismo de Serkis, pois seu chipanzé César não tem nada de Lassie ou Roger Rabbit, "é a criação de um ator capaz de fazer algo que nenhum outro conseguiria neste momento".

[ATUALIZADO 06/01] Para fazer pressão junto à Academia de Artes e Ciências Cinamatográficas, o estúdio agora divulga um vídeo com uma citação da revista Time em favor da indicação. Se você não assistiu a Planeta dos Macacos - A Origem, evite ver o comercial além dos 20 segundos, porque depois ele entrega o fim do filme.

Tom Rothman, o presidente do estúdio, falou ao Hollywood Reporter sobre a tentativa. "Eu acho que estamos em um momento em que podemos ver pela primeira vez uma indicação a Andy Serkis a melhor ator coadjuvante, mesmo que o rosto dele não apareça em momento algum no filme. Mas a performance dele aparece - e vamos divulgar pesado isso".

"Não sei se vai dar certo, mas eu não acho que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas seja velha como dizem que é. Acho que são espertos e que vão entender o caso. Só temos que mostrar que César é 100% o resultado da atuação de Andy Serkis. Ela é emocional. Tom Hanks quase não teve que usar sua voz em Náufrago para ter uma das melhores atuações daquele ano", disse o executivo.

Rothman segue explicando que, para ele, a computação gráfica foi apenas uma camada de maquiagem ou um figurino colocado sobre Serkis.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o ator tem seu nome cogitado para a premiação por conta de personagens digitais. Na época de O Senhor dos Anéis, muita gente pediu - sem sucesso - que Serkis fosse indicado a melhor ator coadjuvante por sua interpretação de Gollum.

O Oscar 2012 acontecerá em 26 de fevereiro, no Kodak Theatre.

Leia mais sobre Oscar
Leia mais sobre Planeta dos Macacos

Veja também:
Planeta dos Macacos: A Origem
Planeta dos Macacos: A Origem
Planeta dos Macacos (2001)
Planeta dos Macacos (2001)
Planeta dos Macacos (1968)
Planeta dos Macacos (1968)
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Imagens (6)

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - O Exterminador do Futuro: Gênesis | Assista ao trailer do Super Bowl

    O Exterminador do Futuro: Gênesis | Assista ao trailer do Super Bowl
    T-1000 no fogo e o Schwarzenegger torpedo
  2. 2 - Saiba quais são os filmes que vão ganhar comerciais no Super Bowl
  3. 3 - A Teoria de Tudo
  4. 4 - Filme da história que inspirou Tubarão contrata diretor de Histórias Cruzadas
  5. 5 - A Série Divergente: Insurgente ganha novo trailer para o Super Bowl
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

O-Pequeno-Principe-Cartaz.jpg
pequeno-principe-filme
ted-2-amanda-seyfried-mark-wahlberg-600x254.jpg
ted-2
Insurgente.jpg
insurgente
Exterminador do Futuro Genesis teaser.jpg
terminator-genesis
A Mulher de Preto 2 20nov2014 05
a-mulher-de-preto-2
Guardioes da Galaxia Thanos Hot Toys10.jpg
hot-toys
Vingadores-Era-de-Ultron-Empire-online-02.jpg
Vingadores: Era de Ultron
Minions-filme-teaser.jpg
minions-filme
Birdman 19Jun2014 05
birdman
ejU2vwXkx1bwcaVpBNH7Fz8Zy4D.jpg
the-theory-of-everything
The-Second-Best-Exotic-Marigold-Hotel-teaser-poster.jpg
the-second-best-exotic-marigold-hotel
TS0220_v079_1080.jpeg
quarteto-fantastico-filme
Publicidade