Filmes

Notícia

Planeta dos Macacos: A Origem | Fox faz campanha para a indicação de Andy Serkis ao Oscar 2012 [ATUALIZADO]

Um ator que viveu personagem digital pode ser indicado? Presidente da empresa discute o caso, que não tem precedentes em Hollywood

Omelete
3 min de leitura
13.01.2012, às 13H28.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

A 20th Century Fox está inciando a campanha para tentar emplacar uma indicação a Andy Serkis no Oscar 2012. O ator viveu, através de captura de movimentos, o chimpanzé César em Planeta dos Macacos - A Origem (Rise of the Planet of the Apes), o prelúdio da série Planeta dos Macacos.

[ATUALIZADO 13/01] Como parte da campanha pela indicação de Serkis ao Oscar, a Fox liberou um vídeo em que César se despende do personagem de James Franco, mostrando a cena apenas com a performance de Serkis e depois com os efeitos da captura de movimentos. Assista:

[ATUALIZADO 09/01] James Franco, que trabalhou ao lado de Serkis no filme, escreveu uma carta aberta, publicada pelo Deadline, onde defende a indicação do ator ao Oscar. Entre uma série de elogios, Franco diz que Planeta dos Macacos pertence a Serkis, já que "a alma, a coisa mais forte do filme, veio de Andy, e a forma como ele entregou essa alma é de igual importância, se não maior, que a superfície realista criada para o personagem". Franco continua, dizendo que não se trata apenas de captura de movimentos, mas de "captura de performance" e que é preciso reconhecer o trabalho e o pioneirismo de Serkis, pois seu chipanzé César não tem nada de Lassie ou Roger Rabbit, "é a criação de um ator capaz de fazer algo que nenhum outro conseguiria neste momento".

[ATUALIZADO 06/01] Para fazer pressão junto à Academia de Artes e Ciências Cinamatográficas, o estúdio agora divulga um vídeo com uma citação da revista Time em favor da indicação. Se você não assistiu a Planeta dos Macacos - A Origem, evite ver o comercial além dos 20 segundos, porque depois ele entrega o fim do filme.

Tom Rothman, o presidente do estúdio, falou ao Hollywood Reporter sobre a tentativa. "Eu acho que estamos em um momento em que podemos ver pela primeira vez uma indicação a Andy Serkis a melhor ator coadjuvante, mesmo que o rosto dele não apareça em momento algum no filme. Mas a performance dele aparece - e vamos divulgar pesado isso".

"Não sei se vai dar certo, mas eu não acho que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas seja velha como dizem que é. Acho que são espertos e que vão entender o caso. Só temos que mostrar que César é 100% o resultado da atuação de Andy Serkis. Ela é emocional. Tom Hanks quase não teve que usar sua voz em Náufrago para ter uma das melhores atuações daquele ano", disse o executivo.

Rothman segue explicando que, para ele, a computação gráfica foi apenas uma camada de maquiagem ou um figurino colocado sobre Serkis.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o ator tem seu nome cogitado para a premiação por conta de personagens digitais. Na época de O Senhor dos Anéis, muita gente pediu - sem sucesso - que Serkis fosse indicado a melhor ator coadjuvante por sua interpretação de Gollum.

O Oscar 2012 acontecerá em 26 de fevereiro, no Kodak Theatre.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.