Filmes

Notícia

Quando vi Batman Vs Superman na San Diego Comic-Con

O dia em que a Liga da Justiça passeou pelo Hall H

13.07.2015, às 18H57.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Não consigo explicar como foi natural acordar às 6h da manhã, após dormir às 3h, para pegar a fila do Hall H de novo. A única razão que rondava minha cabeça era a de poder presenciar um dia histórico, com a DC Comics chutando a porta e mostrando quão grandiosa pode ser. Tivesse escrito uma carta pedindo isso antes, eles não acertariam tão na mosca.

None

O sábado de San Diego Comic-Con é historicamente o dia mais importante, e na minha primeira experiência na feira não foi diferente. Ver Superman, Batman e Mulher-Maravilha no palco e logo depois assistir ao melhor trailer do filme que unirá os três é indescritível. Para melhorar, Jared Leto apareceu nos telões como o Coringa pela primeira vez e jogou fora boa parte do ceticismo sobre sua atuação. Meu presente de Natal estava entregue, eu posso fechar o ano dizendo que vi a história sendo feita e vibrei ao lado de sete mil pessoas. Olha, que época para ser nerd.

Grandiosos do início ao fim

As hipérboles deste texto se sustentam pelo impacto com que a DC construiu seu painel. Do telão gigante que contornava o Hall H até o senso épico de seus dois trailers, nada fugia da premissa de seriedade - ninguém entraria ali para jogar flores ou mandar beijos. O estúdio parece, finalmente, ter achado sua identidade nos cinemas. E por mais que ser sisudo possa destoar da receita atual do sucesso (leia-se Marvel), é interessante ver uma proposta que saia do comum.

"Nós não estamos aqui para brincadeira. É hora dos vilões e nós somos os melhores nisso. Não quero no provocar ninguém, nem fazer comparações. Nós mandamos nessa p%$ra", bradou o empolgado David Ayer, diretor de Esquadrão Suicida, antes de anunciar o primeiro trailer do filme. Não há discurso que defina melhor o clima do painel e a política que parece ter sido abraçada pela Warner/DC. E as prévias mostradas nos minutos seguintes ratificaram cada letra destas frases. Não era sem tempo, vamos combinar.

Amanda Waller (Viola Davis) foi a personificação de Ayer na tela. De cara fechada e fala firme, a personagem banca a criação do Esquadrão Suicida, que é apresentado aos poucos em cenas desconexas. O grupo é um bando de vilões de segunda categoria da DC, que não escondeu isso no trailer. Ninguém tem nome, ninguém é super importante, mas todos carregam uma personalidade única. Quem sai desse padrão é o Coringa malhado, tatuado e de grandes dentes metálicos que Jared Leto apresentou ao fim da prévia.

Não como dizer se as pessoas vão amar a atuação ou se ela de fato será boa. A afirmação que pode ser feita é sobre a reação super positiva ao que foi mostrado até aqui. O Hall H abraçou o Coringa de Leto, assim como todo o elenco do filme, que subiu no palco minutos depois da exibição. Em seguida, o assunto do dia:  Batman Vs Superman - A Origem da Justiça. Era a hora da verdade e a DC teria pouco mais de 15 minutos para me convencer de que o filme seria tudo o que pode ser.

Uma luta entre deuses

Assistir a um trailer no Hall H é como estar num estádio de futebol no momento do gol. E no caso de Batman Vs Superman, foi presenciar o seu time vencendo a final do campeonato. As pessoas vibraram intensamente e os arrepios chegam em doses cavalares. Tentei balbuciar duas palavras quando o trailer acabou, mas não deu. Enquanto eu tuitava para o Omelete só pensava em quão histórico era aquilo. Usam muito a palavra épico hoje, mas não há outra que se encaixe tanto nesta situação.

E o trailer foi só uma parte do encerramento do painel da Warner, que confirmou filmes novos e de uma vez por todas colocou a Liga da Justiça no cinema. Não precisou dos componentes do grupo no palco (algo que eu pedi muito), pois o estúdio deixou claro que estava jogando sério neste embate com a Marvel nas telonas. E o mais importante é: com peças próprias, sem copiar nada, e respeitando as suas convicções. A confiança deles, misturada ao êxtase de estar na Comic-Con, me convenceu de que a disputa começou a ficar mais acirrada.

Quando eu deixei o Hall H e o sol forte de San Diego me cegou, fechei os olhos e todos os relances daquele painel foram repassando na minha mente. A era dos quadrinhos nos cinemas teve um dia marcante, cheio de identidade e nenhuma vergonha, assim como uma Comic-Con. Que sorte a minha de estar ali. Ao abrir os olhos, virei para o lado e vi dois rapazes muito empolgados. "Esse vai ser o melhor filme da história", disse um deles com a camisa do Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. Sabemos que está longe disso, mas como diz um famoso narrador de esportes: amigos, nós temos um jogo. E ele acaba de ganhar contornos épicos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.