Filmes

Notícia

Star Wars | A Disney decidiu que não gostava das minhas ideias, diz George Lucas

Criador da saga fala do "divórcio" e defende a revisão da cena do duelo entre Greedo e Han Solo

30.11.2015, às 20H19.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Em entrevista ao jornal Washington Post, George Lucas conta que não tem qualquer influência sobre Star Wars - O Despertar da Força. Segundo ele, "a Disney decidiu que não gostava" da trama que Lucas esboçou para a nova trilogia, e o criador de Star Wars se diz em paz com essa decisão.

None

"Eu chamo [a venda da Lucasfilm para a Disney] meio como um divórcio. Não existe isso de trabalhar por cima do ombro de outra pessoa. Ou você é o dono ou não é. E fazer isso nunca funcionaria, então eu disse que 'queria o divórcio'. Eu sabia que não podia me envolver. Eu tornaria a vida deles miserável e a minha também. Isso provavelmente arruinaria a visão de J.J. [para o filme", diz Lucas, que espera assistir ao filme no Rancho Skywalker, onde mora: "Porque eu tenho o melhor cinema do mundo aqui".

Ainda na entrevista, Lucas defende uma das decisões mais controversas que tomou na franquia: adicionar, nas versões remasterizadas digitalmente em 1997, um disparo a laser de Greedo no embate contra Han Solo na cantina de Mos Esley. Fãs consideram a mudança um sacrilégio porque Solo atira primeiro no filme de 1977, sem dar ao alienígena qualquer chance de disparo.

"Han Solo ia se casar com Leia, e olhando em retrospecto você pensa: 'Ele deveria ser um assassino frio?' Porque eu estava pensando, mitologicamente, Solo deveria ser um caubói, deveria ser um John Wayne? Eu eu disse: sim, ele deveria ser um John Wayne. E quando você é John Wayne, você não atira em ninguém [primeiro], você deixa o outro dar o primeiro disparo. É uma realidade em termos mitológicos ao qual eu espero que a nossa sociedade preste atenção", justifica Lucas. Ele se refere ao mito americano estabelecido em westerns em que Wayne interpreta o pistoleiro de bom coração e de moral inabalável (papel que não era tão imaculado assim nos faroestes em que Wayne fazia anti-heróis).

O que as novas HQs de Star Wars revelam sobre a saga

Star Wars - O Despertar da Força chega aos cinemas em 17 de dezembro de 2015.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.