Filmes

Notícia

Star Wars | Novelização é lançada e tira uma das dúvidas de O Despertar da Força

Afinal, o que acontece quando aqueles tiros atravessam a galáxia?

19.12.2015, às 19H07.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Tradicionalmente no mercado editorial americano, as chamadas novelizações - roteiros de filmes em forma de romance - saem antes da chegada dos seus longas-metragens no cinema, mas no caso de Star Wars: O Despertar da Força, para impedir os spoilers, a editora Del Rey só soltou o eBook ontem. E o livro, escrito por Alan Dean Foster a partir de uma versão do roteiro, esclarece uma das dúvidas do Episódio VII.

None

O texto abaixo contém spoilers sobre uma destruição de planetas ocorrida na trama.

Quando a base Starkiller solta um disparo, que depois se divide em tiros "menores", com a intenção de destruir o sistema solar onde opera o centro político da Nova República, o filme mostra uma cidade em um planeta muito parecido com Coruscant - a velha capital da antiga República e do Império. Segundo o livro, porém, esse planeta não é Coruscant.

Na novelização, a cidade mostrada é identificada apenas como "Republic City" e o sistema solar destruído é o de Hosnian. No livro, o tiro é descrito como um raio concentrado que atinge um único planeta, gerando uma supernova que, como uma onda de calor, destrói a vida nos demais planetas desse sistema. No filme, cinco planetas (ou luas) são atingidos. Coruscant não é nenhum deles, porque não fica no sistema Hosnian.

Quando a revista Empire divulgou em novembro um novo mapa astronômico da galáxia, um dos planetas que apareceriam no filme se chama Hosnian Prime. É seguro supor, portanto, que esse é o planeta central desse sistema solar e que aparece sendo atingido em cena. Veja:

Como no romance Marcas da Guerra, parte do cânone, descobrimos que a Nova República escolhe sua capital em esquema rotativo entre os seus planetas membros, Hosnian Prime estava no alvo da Primeira Ordem por provavelmente ser a sede provisória do novo Senado Galáctico (cuja extinção é atestada no filme em uma fala do General Hux).

None

No OmeleTV, demos nosso veredito com e sem spoilers do filme:

Leia mais sobre Star Wars: O Despertar da Força

(o)gradecimento: Jair Cursiol Filho

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.