Filmes

Notícia

The Last Airbender: Mais uma foto e comentários de Shyamalan

Diretor compara animação com Matrix

02.02.2010, às 13H00.
Atualizada em 18.12.2016, ÀS 03H02

Sairá no próximo domingo, durante o SuperBowl, o novo trailer da adaptação ao cinema da série animada da Nickelodeon Avatar: The Last Airbender, que M. Night Shyamalan dirige. Enquanto isso, sai uma nova foto (veja na galeria) e o diretor fala sobre a adaptação.

Segundo ele, em entrevista ao Los Angeles Times, foi sua filha de sete anos que o viciou no desenho. "Ela fazia a família inteira assistir, e nós quatro viramos fãs. E eu pensava 'isso daria um filme matador'. E minha mulher, que sempre foi meio neutra em relação à minha carreira, ficou doida. 'Você precisa fazer. Este é o filme', ela dizia."

É a primeira vez que Shyamalan dirige um filme com roteiro adaptado de um material pré-existente, e um dos elementos que o atraiu é a filosofia budista por trás da história. "Aang precisa encontrar um equilíbrio para se tornar o mestre dos quatro elementos. Nós então acompanhamos o processo de alguém aprender a dominar os elementos através de três estações para encontrar a paz", diz.

Para o diretor, há correlações com Matrix. "No primeiro Matrix, você percebe que tudo o que vê é falso. Então as ideias [com que esses filmes trabalham] já são antigas. É religião antiga. The Last Airbender tem isso também. Então se você entra nessa jornada sente a epifania que cobre toda a ação vertiginosa", completa.

Na história, um garoto de 12 anos, Aang, precisa dominar seus poderes para trazer a paz ao mundo. Em uma era perdida, a humanidade se dividiu em quatro nações: a Tribo das Águas, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar. Dentro de cada nação, há uma ordem de homens e mulheres notáveis, chamados Benders (ou Dobradores, como são conhecidos aqui no Brasil), que são capazes de manipular seus elementos nativos num tipo de luta, o Bending, que combina artes marciais e mágicas. Para manter o equilíbrio entre as nações, a cada geração nasce um único Dobrador, que é capaz de controlar todos os quatro elementos. Essa pessoa é o Avatar, um escolhido que manifesta o espírito de todo o mundo em forma humana.

Noah Ringer faz Aang, Dev Patel vive Zuko, Nicola Petz interpreta Katara e Jackson Rathbone faz Sokka. The Last Airbender estreia em 23 de julho no Brasil, com o título O Último Mestre do Ar.

Leia mais sobre The Last Airbender

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.